Você conhece as novas normas estabelecidas para o casamento?
Os noivos que irão se casar na igreja católica a partir desse ano deverão seguir normas diferentes. As normas valem para casamentos celebrados nas 17 cidades pertencentes à Diocese de Ponta Grossa.
O diácono permanente da Paróquia São Batista, Agostinho Basso, explica que a intenção das novas regras é fazer com que a celebração foque no sacramento do matrimônio, que possui ritos católicos próprios para sua realização. “O sacramento é tornar sagrado, você consagrar o matrimônio”, explica.
Segundo ele, as normas têm o objetivo de evitar exageros. “A igreja vem se preocupando com os exageros das celebrações do matrimônio na igreja porque como é um sacramento e possui um rito próprio, a Diocese de Ponta Grossa decidiu normatizar tudo isso. Não é nada grandioso, mas algumas regras se faziam necessárias”, comentou.
As regras foram definidas em 2016, após diversas reuniões entre padres e liturgistas, e depois compiladas em um manual que é entregue aos noivos. O ano de 2017 foi um ano de adaptação, onde a Diocese apresentou as normas aos noivos e a diversas empresas especializadas em matrimônio na igreja católica. As normas passaram a valer a partir deste ano.
De acordo com o diácono, as novas normas são relacionadas às cerimônias religiosas realizadas pela igreja católica. Elas não se estendem a outras cerimônias realizadas fora da igreja ou às festas realizadas após o casamento. “A parte da festa no salão, a igreja jamais vai falar alguma coisa sobre isso, porque não é esse objetivo”, conta.
Padrinhos
As novas normas não permitem mais a entrada de padrinhos e madrinhas nas igrejas antes dos noivos, como estava sendo praticado. A partir de agora só será permitido que os padrinhos entrem na igreja como qualquer convidado e se sentem na primeira fila.
“A igreja exige dois casais de padrinhos que terão seus nomes no processo de matrimônio e eles têm nome e endereço, e tudo mais. Eles vão assinar o processo juntamente com os noivos como testemunhas oculares daquele matrimônio. O que a igreja pede é que sejam dois, mas não impede que sejam dez. A única coisa é que não vai existir é a entrada dos padrinhos”, explica.A entrada ficará com a seguinte ordem: os pais do noivo e noiva, o noivo, dois pajens e a noiva.
Cantos
Outra norma é em relação às músicas utilizadas na cerimônia. Só serão permitidas as músicas litúrgicas católicas. Não serão permitidas músicas de outros ritmos, até mesmo, o gospel. “A igreja católica, dentro de um templo, de um rito católico, de um sacramento, não fica bem pegar outros tipos de música. Ela prefere que seja algo a ver com a oração e a espiritualidade do sacramento. Em todas as paróquias haverá uma lista de cantos, com diversas opções, e os noivos poderão escolher, ou até mesmo, os noivos podem trazer para ser avaliado o canto, desde que seja um canto católico, cristão e propício para o momento”, relata.
Fotografias
As normas trazem também orientação para fotógrafos que deverão evitar tirar fotos no momento reservado ao evangelho e na hora da homília, além de proibir a utilização de drone e ilum

