Vereadores Mirins de Irati tomam posse

Por Redação 3 min de leitura

A Sessão Solene de Posse dos Vereadores Mirins e Suplentes – Legislatura 2022 ocorreu na manhã da última quarta-feira (06). Na ocasião, eles prestaram compromisso, foram diplomados e elegeram a Mesa Diretora, presidida por Emanuelly Ribeiro da Cruz (Escola R. M. Esperança Carignano Chuilki). Os outros membros da Mesa são: a vice-presidente Geovana de Mello (Escola M. dos Colonizadores); a 1ª secretária Pâmela da Silva (Escola M. Antonina Fillus Panka) e o 2ª secretário João Barbosa (Escola M. Tancredo Martins).

O projeto Câmara Mirim está em sua 10ª Legislatura e proporciona aos participantes conhecimentos sobre o papel e as funções do Legislativo. “Buscamos oferecer aos estudantes a compreensão sobre a importância da política em uma sociedade democrática e participativa”, afirmou o presidente da Câmara de Irati, Helio de Mello. Ele acrescenta que o projeto também estimula a cidadania e o civismo, fazendo com que os participantes “desenvolvam lideranças e habilidades que poderão melhorar a qualidade de vida dos seus colegas, familiares e toda a sociedade”.

A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, disse que, com o projeto, as crianças podem entender a política e saber como a cidade e o país funcionam. “Teremos adultos com uma visão melhor para que o Brasil cresça e seja cada vez mais igualitário”,frisou. O prefeito Jorge Derbli parabenizou as mulheres pelo pleito, pois 70% dos eleitos são meninas. “As mulheres vem ocupando seus espaços de direito. Parabéns a todos, este programa é uma lição de cidadania que proporciona às crianças experiências e conhecimentos. Lembrando que os que não gostam de política são governados por aqueles que gostam, então é importante que todos se envolvam na política. Vamos estudar também a possibilidade para que tenhamos um gabinete mirim na Prefeitura”, disse Derbli.

Até o momento 200 alunos já passaram pela Câmara Mirim. Nesta Legislatura, além dos integrantes da Mesa Diretora, também foram eleitos Vereadores Mirins: Kamile  Barby (Escola M. Ana Amaral Gruber), Maria Julia Gonsalves (Escola M. Mercedes Braga), Nicole Padilha (Escola M. Olaria Filipaki), Alexandro Kanarski (Escola M. Olavo Anselmo Santini), Cristiano Santana (Escola M. Plínio Anciutti Pessoa) e Maria Vitória Santos (Escola M. Rosalina C. de Araújo), além de dez suplentes. A 1ª Sessão Ordinária, que será realizada no dia 17 de agosto, às 9 horas.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações CMI

Fotos: Divulgação