facebook
29/10/2021

Vereadores Mirins apresentam nove requerimentos ao Executivo solicitando melhorias nas escolas e bairros

Vereadores Mirins apresentam nove requerimentos ao Executivo solicitando melhorias nas escolas e bairros

Na manhã do dia 27 de outubro, aconteceu a 1ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim – Legislatura 2021. Durante a Sessão, os vereadores apresentaram nove requerimentos ao Executivo solicitando melhorias nas escolas e bairros. A Sessão foi prestigiada pelo Presidente Helio de Mello e pelos vereadores Leomar Jacumasso e Teresinha Miranda Veres, além de pais, professores e diretoras de escolas. O Escritor, Professor e Enfermeiro, Agostinho Basso, ministrou palestra aos Mirins sobre os temas: “A corrupção nos pequenos atos, na família e no poder público”.

Durante a Ordem do Dia da Sessão, o vereador Samuel Antonio Biscaia e sua suplente Évelyn dos Santos, da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, solicitaram a construção de uma “Horta Sustentável”, elaborada com materiais recicláveis e com cultivo de produtos doados por alunos e comunidade em geral. Requereram também a realização da coleta mensal de latinhas de alumínio para venda e arrecadação de fundos, para formação de reserva financeira para eventuais necessidades da escola, alunos e funcionários, valor que poderia ser utilizado para promover ações na comunidade.

Mariana Rodrigues Koltun e sua suplente Yasmin Makiolki, da Escola Rosa Zarpellon, solicitaram a implantação de curso de violão no contraturno escolar, com o objetivo de ocupar o tempo ocioso dos alunos no período em que não estão estudando e a construção de um portal na entrada da comunidade do Pinho de Baixo, deixando o local mais bonito e atrativo para moradores, visitantes e turistas.

Flávia Landucci Vieira e seu suplente Yudi Raphael Azevedo Ribeiro, da Escola Mercedes Braga, requereram a construção de um centro recreativo no bairro Jardim das Américas, com parquinho infantil, academia para idosos e um espaço comunitário destinado ao Cras da Lagoa, para realização de cursos para a comunidade, atendendo e beneficiando, desta forma, moradores dos bairros Alto da Lagoa e Jardim das Américas. 

Hayane Alves Ferreira e seu suplente Lucas Diogo Kaliberda, da Escola Francisco Stroparo, requereram que sejam realizadas adequações no entorno das salas de aula do Infantil IV: piso do portão de entrada até os banheiros da Educação Infantil (aproximadamente 40 metros) e ampliação da cobertura entre estas salas de aula até os banheiros, facilitando a acessibilidade dos alunos. Para construir as salas, os mirins informaram, que o parquinho foi desativado, por isso necessita-se que o mesmo seja reformado e instado em outro local. Solicitaram ainda, a mudança do acesso à secretaria da escola, para que a entrada seja única e exclusiva a este setor, trazendo mais segurança para alunos e funcionários.

Maiumy Gaioch Carneiro e Maria Beatriz Cardoso da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo, solicitaram a construção de duas coberturas nos portões da frente da escola, por onde os alunos têm acesso na entrada e saída das aulas. A citada melhoria beneficiará os 428 estudantes da escola, proporcionando um acesso à instituição com maior conforto e segurança.

O Presidente da Câmara Mirim, Otávio Rudunike e sua suplente Anny Kelly Cardoso Meyer da Escola Tancredo Martins, requereram a realização de melhorias estruturais na escola: pintura, consertos de portas e telhados, fechamento do espaço do refeitório e solução para o problema do escoamento da água fluvial no pátio da escola.

Laura Cordeiro Machado e sua suplente Gabrieli Lourenço de Souza da Escola Professora Vilma Rossa, requereram a construção de uma quadra de esportes no local onde a escola terá suas novas instalações (junto à Escola Municipal São Valdomiro), possibilitando a realização das atividades da disciplina de Educação Física com segurança e conforto, além de outras de recreações e eventos.

Ivan Kenedy de Assis dos Santos e seu suplente Andrey Eduardo Alves Kuller da Escola Olaria Filipaki, solicitaram ao Executivo esforços para a edificação de uma nova escola para a comunidade, sendo que o terreno ao lado já pertence ao município e está disponível para a construção. A Escola conta com 180 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental e um quadro de funcionários com 18 profissionais. O prédio escolar é muito antigo, o que prejudica o bom andamento das atividades educacionais. Precisamos um maior número de salas de aula, cozinha e banheiros novos, sala para reuniões e hora atividade de professores, espaço maior para uma biblioteca e, quem sabe também, uma brinquedoteca.

Ana Gabriella Maieski e sua suplente Luiza Rafaelly Schomberger da Escola Antonina Fillus Panka, solicitaram a implantação de sinalização de trânsito no bairro Vila Nova, especialmente com a construção de travessias elevadas. Requereram ainda que seja realizada a pavimentação asfáltica das ruas do bairro, visando uma melhora no tráfego de veículos e pedestres. Todos os pedidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos Mirins e foram encaminhados ao Executivo.

Palavra-livre 

Na palavra-livre, os mirins relembraram o Dia das Crianças comemorado no dia 12 de outubro, os momentos difíceis vividos na pandemia e o retorno às aulas em novos tempos. Também prestaram homenagem à Professora da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo, Nelci Brandalise (in memoriam), que faleceu no dia 4 de outubro. 

A Tribuna Popular foi utilizada pelo palestrante Agostinho Basso que discorreu sobre o Projeto Irati - A Gente Cresce sem Corrupção, que este ano não pode ser realizado devido a pandemia. Basso abordou os temas do projeto: corrupção nos pequenos atos, na família e no poder público, e de forma bastante dinâmica, envolveu os estudantes e professores arrancando sorrisos de todos. O Presidente Helio de Mello agradeceu a participação das escolas no programa e enfatizou a importância desta experiência vivida pelos Mirins no Legislativo. Mello reforçou ainda que deverá agendar com o prefeito uma visita, para que os Mirins possam apresentar os requerimentos pessoalmente e cobrar para que sejam atendidos.

O Presidente da Câmara Mirim, Otávio Rudunike, agradeceu a participação do palestrante Agostinho Basso e do Presidente da Câmara Helio de Mello e convidou a população a apoiar e difundir a cultura da honestidade promovendo, dessa forma, uma verdadeira luta contra a corrupção. Otávio convocou os Vereadores Mirins para a próxima Sessão Ordinária que será realizada no dia 08 de dezembro, às 9 horas.

Texto/Fotos: Assessoria CMI

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS