Vereadora de Irati, Sybil enfatiza o protagonismo feminino, luta e conquistas alcançadas

Por Redação 3 min de leitura

No Dia Internacional da Mulher, a cidade de Irati celebra não apenas as conquistas das mulheres ao longo da história, mas também os desafios que ainda precisam ser superados para garantir igualdade de gênero e mais espaços de liderança feminina. Uma das principais vozes nessa luta é a vereadora Sybil Dietrich, que, além de sua atuação no Legislativo Municipal, está à frente da Procuradoria da Mulher da Câmara de Irati.

A Procuradoria da Mulher atua no combate à desigualdade de gênero e à violência contra a mulher, garantindo suporte técnico e legislativo. O órgão recebe e encaminha denúncias, fiscaliza programas municipais voltados à equidade de gênero e promove campanhas de conscientização. Além disso, realiza pesquisas, palestras e seminários para ampliar o debate sobre os direitos das mulheres e seu protagonismo na sociedade. “Na minha gestão como procuradora da mulher vou trabalhar buscando fomentar e fortalecer o diálogo entre o poder público, setor privado e sociedade civil, na sensibilização e orientação da sociedade, na educação por uma cidade com igualdade de gênero. Acredito na informação e no trabalho coletivo como ferramentas de transformação da nossa sociedade. Esta procuradoria certamente será um espaço de acolhimento, de informação e de garantia de segurança e proteção dos direitos das nossas mulheres”, destaca Sybil.

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

A parlamentar ressalta ainda o trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos em prol das mulheres iratienses. “Enquanto secretária de Assistência Social e secretária da Mulher, Criança e Pessoa Idosa, pude contribuir para a sensibilização através de eventos, campanhas pelo fim da violência e também pela oferta de oportunidades as nossas mulheres nos mais diversos espaços sociais, como também na construção de políticas públicas voltadas as mulheres. Entre tantas ações, destaco a criação do CIAMI- Centro Integrado de Atendimento à Mulher Iratiense, que foi um projeto meu, o qual tive o prazer de implementar”, relata. Ela explica que o CIAMI, além de atender as mulheres vítimas de violências, atua na educação para uma cidade com equidade de gênero. “Também visa fomentar o empoderamento econômico das mulheres, promovendo sua autonomia e inserção no mercado de trabalho”, comenta.

Na Câmara Municipal, Sybil defende a aprovação de leis que protejam as mulheres e incentivem sua independência econômica e social. “É preciso que nossas mulheres se sintam protagonistas das suas histórias, que nossas meninas cresçam seguras, acreditando no potencial que carregam dentro de si. Desejo que cada mulher sinta a força que carrega, que perceba o seu potencial, que por vezes deixamos adormecidos, por medo, insegurança ou por falta de oportunidades”.

Outro marco histórico na política de Irati é o fato de a cidade ter, neste mandato, o maior número de mulheres na Câmara Municipal. Hoje, três vereadoras ocupam cadeiras no legislativo, algo fundamental para a democracia e para a criação de pol

Gostou? Compartilhe!