07/03/2025
No Dia Internacional da Mulher, a cidade de Irati celebra não apenas as conquistas das mulheres ao longo da história, mas também os desafios que ainda precisam ser superados para garantir igualdade de gênero e mais espaços de liderança feminina. Uma das principais vozes nessa luta é a vereadora Sybil Dietrich, que, além de sua atuação no Legislativo Municipal, está à frente da Procuradoria da Mulher da Câmara de Irati.
A Procuradoria da Mulher atua no combate à desigualdade de gênero e à violência contra a mulher, garantindo suporte técnico e legislativo. O órgão recebe e encaminha denúncias, fiscaliza programas municipais voltados à equidade de gênero e promove campanhas de conscientização. Além disso, realiza pesquisas, palestras e seminários para ampliar o debate sobre os direitos das mulheres e seu protagonismo na sociedade. “Na minha gestão como procuradora da mulher vou trabalhar buscando fomentar e fortalecer o diálogo entre o poder público, setor privado e sociedade civil, na sensibilização e orientação da sociedade, na educação por uma cidade com igualdade de gênero. Acredito na informação e no trabalho coletivo como ferramentas de transformação da nossa sociedade. Esta procuradoria certamente será um espaço de acolhimento, de informação e de garantia de segurança e proteção dos direitos das nossas mulheres”, destaca Sybil.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
A parlamentar ressalta ainda o trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos em prol das mulheres iratienses. “Enquanto secretária de Assistência Social e secretária da Mulher, Criança e Pessoa Idosa, pude contribuir para a sensibilização através de eventos, campanhas pelo fim da violência e também pela oferta de oportunidades as nossas mulheres nos mais diversos espaços sociais, como também na construção de políticas públicas voltadas as mulheres. Entre tantas ações, destaco a criação do CIAMI- Centro Integrado de Atendimento à Mulher Iratiense, que foi um projeto meu, o qual tive o prazer de implementar”, relata. Ela explica que o CIAMI, além de atender as mulheres vítimas de violências, atua na educação para uma cidade com equidade de gênero. “Também visa fomentar o empoderamento econômico das mulheres, promovendo sua autonomia e inserção no mercado de trabalho”, comenta.
Na Câmara Municipal, Sybil defende a aprovação de leis que protejam as mulheres e incentivem sua independência econômica e social. “É preciso que nossas mulheres se sintam protagonistas das suas histórias, que nossas meninas cresçam seguras, acreditando no potencial que carregam dentro de si. Desejo que cada mulher sinta a força que carrega, que perceba o seu potencial, que por vezes deixamos adormecidos, por medo, insegurança ou por falta de oportunidades”.
Outro marco histórico na política de Irati é o fato de a cidade ter, neste mandato, o maior número de mulheres na Câmara Municipal. Hoje, três vereadoras ocupam cadeiras no legislativo, algo fundamental para a democracia e para a criação de políticas públicas mais inclusivas. No entanto, Sybil acredita que ainda há muitos desafios. “Termos hoje três mulheres ocupando este espaço é histórico e importantíssimo para a democracia e para as políticas públicas, visto que, quando mulheres ocupam espaços de poder e liderança transformam a realidade em ambientes mais colaborativos, criativos e inclusivos. Entretanto, se olharmos ao longo da história, é preciso estarmos atentas e fortes, pois se relaxarmos somos engolidas, neste ambiente ainda muito machista, em que as pessoas ainda não enxergam em nós mulheres os atributos necessários para ocuparmos espaços de lideranças, pois tais preconceitos estão enraizados na nossa educação e cultura”, alerta a parlamentar.
Sybil destacou a importância da luta e resistência de tantas mulheres que tornaram possível a atuação feminina na política. Para ela, a diversidade de olhares femininos é essencial para o desenvolvimento do município, e é necessário ampliar essa representatividade nos próximos anos. “Mas para além de feliz, me sinto responsável pelo fortalecimento da mulher na política, é uma grande responsabilidade porque temos que incessantemente provar que somos capazes de estarmos aqui e sabemos que se estamos aqui somos uma vitrine, uma referência para incentivar e apoiar outras mulheres a ocuparem estes espaços”, destaca.
A mudança depende de cada uma de nós
A vereadora Sybil também deixa uma mensagem especial para todas as mulheres iratienses: “Primeiramente quero me colocar à disposição das mulheres iratienses, através da Procuradoria da Mulher, como um instrumento de apoio ao protagonismo feminino, e na proteção das nossas mulheres e meninas. E peço que cada mulher apoie outras mulheres, acolha mulheres, admire mulheres, incentive mulheres, contrate mulheres, vote em mulheres, deem voz a outras mulheres. A conquista da equidade de gênero será proporcional a força da nossa rede de atenção feminina. A mudança depende de cada uma de nós”.
A vereadora enfatiza que, apesar dos desafios, é fundamental que as mulheres sigam ocupando e ampliando seus espaços todas as esferas de decisão para que tenhamos uma sociedade mais justa e inclusiva.
Camile Fedaracz