Vereador Helio de Mello pede linha de ônibus para acesso dos alunos ao IFPR
Após reportagem publicada pelo jornal Hoje Centro Sul abordando o problema, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati desta semana, o vereador Helio de Mello usou a tribuna para destacar a preocupação com a ausência de transporte coletivo público para os alunos, que compromete o acesso à educação no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Ressaltando a dificuldade enfrentada pelos estudantes devido à falta de uma linha de ônibus direta até o IFPR, o vereador enfatizou a importância do acesso à educação e a necessidade de soluções urgentes para o problema
O vereador da Câmara Municipal de Irati, Helio de Mello, em sua manifestação na palavra-livre na sessão ordinária da última terça-feira (19), ressaltou a preocupação com a falta de transporte público até o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o que compromete o acesso à educação por alunos Irati.
Ele destacou que a ausência de uma linha de ônibus que leve até o IFPR dificulta a vida dos alunos, muitos dos quais não têm condições de pagar por transporte particular. “Não são alunos que não querem pagar o passe. São alunos que estudam no Instituto Federal, não só de Irati, como de toda a região, que vêm estudar, alugam casas, mas eles não têm com o que chegar até no Instituto”, ressaltou.
Helio reforçou a importância do acesso à educação, lamentou a situação atual, e relembrou como o Instituto Federal do Paraná foi instalado no local atual. “Depois do espaço construído, veio a possibilidade até trazida na época pelo então deputado Felipe Lucas, para a Irati, na articulação do Instituto Federal, mas não tinha espaço para ir. Na articulação do prefeito da época, houve a possibilidade de aquisição daquele imóvel para o município e passou por essa casa de leis. Nós autorizamos que a Irati comprasse aquele imóvel e num outro projeto, já na sequência, que ele já repassasse para o Instituto Federal”, lembra o vereador.
A reportagem
Intitulada como “Falta de transporte público compromete acesso à educação no IFPR de Irati”, a reportagem do Jornal Hoje Centro Sul comentada pelo vereador Helio de Mello destacou que a falta de uma linha de ônibus do transporte coletivo municipal que leve até à instituição, situada na Vila Matilde, em Irati, tem sido uma barreira para muitos alunos que não têm veículo próprio ou condições de pagar pelo transporte fretado.
Na matéria, a estudante Emanuelle Rocetim conta que a falta de opção acessível de transporte a levou a desistir de um curso de Agroecologia na instituição há alguns anos, pois precisava encarar um trajeto de aproximadamente 8 km a pé todos os dias, considerando a ida e a volta, além dos perigos enfrentados durante o caminho.
Por sua vez, Juliana Gomes contou que seu filho que estuda no IFPR frequenta a instituição porque ela consegue pagar pelo serviço de uma van para ele, mas que lembrou que já conheceu alunos que não foram estudar no local porque não tinham como ir. Ela acredita que se existisse transporte público até o local, eles utilizariam.
A diretora-geral do Instituto Federal do Paraná Campus Irati,