Vandalismo a patrimônio público diminui na região
Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro não tiveram registros neste ano. Já Irati e Rebouças figuram como os municípios com mais registros
Apesar de municípios da região terem registrados casos de vandalismo a patrimônio público recentemente, o registro dessas ocorrências estão diminuindo. Um exemplo é Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro que reduziram a zero os casos de vandalismo em patrimônio público neste ano. O dado é de um levantamento feito pela equipe do jornal Hoje Centro Sul, com ocorrências registradas pela 8ª Companhia Independente da Polícia Militar e pela Guarda Municipal de Irati.
O levantamento ainda mostrou que os casos na região diminuíram 24%. Ao todo, no ano passado, foram 103 ocorrências registradas pelas duas instituições. Já neste ano, até outubro, o número caiu para 78 ocorrências.
Os municípios da região, onde o atendimento é feito pela 8ª CIPM, mostram que mais de 50% de ocorrências diminuíram. Ao todo, em 2017, foram 49 ocorrências e neste ano, até o momento, apenas 23 ocorrências foram registradas. Esse número é referente aos municípios de Inácio Martins, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Guamiranga, Ivaí e Ipiranga.
Apesar da diminuição, municípios como Irati e Rebouças aparecem como os que mais registraram casos neste ano. Em Rebouças, houve aumento das ocorrências. No ano passado, a 8ª CIPM registrou 8 casos e neste ano, foram 12 casos.
Em Irati, onde os casos são atendidos pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal, o número de vandalismo apresentou diminuição. Ao todo, as instituições possuem 54 ocorrências em 2017 e baixam para 45 ocorrências em 2018. Porém, números isolados da Guarda Municipal demonstram que há uma leve tendência de crescimento. O levantamento, de mês a mês, da Guarda Municipal mostra que durante o mesmo período do ano passado foram registrados menos ocorrências do que o mesmo período deste ano em Irati. De janeiro a outubro de 2017 foram 32 ocorrências. Já em 2017, o número sobe para 37 casos.
Combate
A oficial da 8ª CIPM, tenente Gisleia Ferreira, explica que a Polícia Militar tem feito diferentes ações para combater o vandalismo a patrimônio público. Uma delas é patrulhamento de forma a prevenir essas ações. “Preventivamente, por meio de patrulhamentos em todos os órgãos públicos, e em especial em Irati, a Guarda Municipal faz esse patrulhamento preventivo nos órgãos públicos municipais, e a PM faz nos demais órgãos. Também há o apoio da Patrulha Escolar, em patrulhar as escolas públicas estaduais”, explica.
No patrulhamento, os policiais se revezam. “Os policiais desenvolvem seu patrulhamento com o apoio de um cartão-programa, que é planejado de acordo com locais que mais necessitem da presença policial, devido serem áreas de risco. No decorrer do dia, os policiais irão deslocar em patrulhamento ou ainda, em alguns locais descem da viatura e ficam em permanência, agindo preventivamente”, detalha.
A Polícia Militar ainda atua de forma repressiva contra essas ocorrências. “Já na área repressiva, os policiais agem quando encontram um ato de dano, em flagrante, ou seja, está acontecendo ou acabou de acontecer e o autor é detido, e ainda quando é acionado via 190 ou por acionamento direto, que é quando o cidadão solicita o apoio diretamente ao policial de serviço, quando a viatura está passando em frente ao seu c

