Vacinação em unidades menores pode requerer agendamento

Por Redação 2 min de leitura

A Secretaria de Saúde de Irati esclarece que a vacinação de idosos contra a Covid-19 no interior, em Unidades Básicas de Saúde menores, e onde há menos demanda de público, pode requerer agendamento. O motivo é que o frasco do imunizante dá para 10 doses e, depois de aberto, deve ser utilizado em até oito horas para garantir a eficácia esperada. Por isso, é preciso que haja público suficiente para receber a vacina, antes de abrir o frasco com as doses.

Denise Homiak Fernandes, que faz parte da coordenação do Departamento de Epidemiologia de Irati, dá detalhes do processo. “Chamamos de unidades menores, por exemplo as UBS de Engenheiro Gutierrez, Riozinho, Guamirim, Pirapó, enfim, todas as unidades do interior, onde o volume de pacientes não é grande. Em sua maioria, os atendentes conhecem os pacientes e vão chamando conforme a disponibilidade das vacinas”.

A profissional acrescenta que “está vindo um volume maior de vacinas, bem como aumentando as faixas de idade aptas a receber a dose e isso pode ampliar a vacinação.

Porém prevalece a orientação de, por ser frasco multidose, a preferência é abrir o frasco de manhã. Se o paciente chega no período da tarde, e não houver frasco aberto, a UBS não vai abrir outro, e este paciente vai ser orientado a retornar no dia seguinte”. A recomendação da coordenadora é que os idosos procurem a unidade pela manhã. “Se for uma pessoa que não procura muito os serviços da UBS, e a equipe às vezes não conhece este paciente, orienta-se que liguem na unidade ou passem presencialmente para deixar nome e telefone, para que sejam avisados”, complementa.

Texto/ foto: Assessoria PMI