Vacinação da pólio e sarampo acontece de 6 a 31 de agosto

Por Redação 3 min de leitura

A partir de segunda-feira, dia 06 de agosto, prosseguindo até o dia 31, acontecerá a vacinação contra pólio e sarampo da população na faixa etária entre 12 meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. A meta de vacinação da Secretaria de Saúde de Irati é de 95%, o que corresponde a 3.132 crianças.

 

Todas as crianças nessa faixa etária devem comparecer às unidades de saúde para receber as duas vacinas. Mesmo as crianças que já possuem o esquema completo devem receber a dose de campanha.

 

Lembrando que vacina em dia é cobrada no ato das matrículas escolares, através da Lei Estadual nº 19.534.

 

Dia de mobilização nacional será dia 18

 

Esta é a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo 2018, realizada pelo Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. O dia de divulgação e mobilização nacional será o dia 18 de agosto.

 

Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas as crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

 

Estas estratégias têm como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

 

Último caso de pólio no Brasil ocorreu em 1989

 

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e desde 1990, não são registrados casos da doença, que é grave e foi responsável por danos irreversíveis em milhares de crianças no mundo.

 

As ações de prevenção e controle, em especial a vacinação, contribuíram para que, em 1994, o país recebesse da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas.

 

Apesar dos progressos alcançados desde o início do programa global de erradicação da poliomielite, a doença permanece endêmica em três países (Afeganistão, Nigéria e Paquistão). Além disso, outros são considerados de risco para o agravo, especialmente naqueles com baixa cobertura vacinal, bolsões de não vacinados e que mantêm viagens internacionais ou relações comerciais com estes países.

 

Nos últimos anos há casos de sarampo reportados pela OMS

 

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

 

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do apareciment