Universidade Campo Real terá cursos de Farmácia, Engenharia Civil e Arquitetura em Irati em 2021
No dia 13 de dezembro ocorrerão as provas do 1º vestibular da Universidade Campo Real em Irati, para aqueles que pretendem iniciar um curso superior já em fevereiro de 2021. Serão oferecidos, inicialmente, nove cursos de graduação: Farmácia, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica e Estética e Cosmética.
O lançamento do vestibular foi feito pelo reitor Edson Aires da Silva, nesta quinta-feira (19), na sede da Universidade Campo Real em Irati, antiga Escola Sagrado Coração, no bairro Riozinho. A solenidade teve a presença do prefeito Jorge Derbli, representantes da Aciai e alguns convidados.
Na avaliação do reitor, Irati é “uma cidade que já merecia ter uma instituição de ensino superior a mais tempo”. “Embora tenha a Unicentro, mas é importante ter uma instituição privada, com a oferta maior de cursos e também com opções para as pessoas”, disse Edson.
Ele conta que o plano de expansão da Campo Real incluiu Irati e Laranjeiras, mas que os investimentos em Irati foram maiores, com a compra do imóvel onde os cursos funcionarão. Atualmente o prédio está passando por uma reforma, que emprega cerca de 40 trabalhadores. “Estamos fazendo a reforma justamente porque a gente acredita nesse potencial, é uma região carente de formações. Sabemos que muita gente sai daqui para estudar em União, Guarapuava, sai para Ponta Grossa, para Curitiba, e a nossa expectativa é dar uma contribuição para que essas pessoas no mínimo não percam tanto tempo na estrada e não fiquem tão inseguras com relação aos riscos”, disse o reitor.
O prefeito Jorge Derbli enfatiza que, já a partir do próximo ano, a instituição será mais uma opção de ensino superior na cidade. “A partir de fevereiro, com certeza, nós já teremos aqui as aulas presenciais para esses nove cursos que estão sendo ofertados nesse vestibular, inclusive com o curso de Engenharia Civil, que para nós vai ser de grande valia, e os outros também, são nove no total. Então é realidade, não é promessa”, destacou o prefeito.
Ele disse que recentemente ocorreram comentários de que a instituição não viria a Irati, que a instalação da nova universidade era “promessa de campanha”. “Houve alguns comentários das pessoas que não acreditam em Irati, nós temos que acreditar que Irati tem potencial e é um polo educacional. Com a vinda da Campo Real realmente o crescimento nessa região vai ser muito grande e eu espero que daqui alguns anos nós tenhamos em torno de 2 mil alunos só nessa faculdade aqui”, afirmou o prefeito.
Ele ainda frisou que o Município fará a pavimentação para o acesso à Unicentro e à Campo Real através do bairro Lagoa, melhorando a infraestrutura da chegada às instituições de ensino superior – que atualmente tem de ser através da BR 153, muito movimentada e com trânsito lento em determinados horários. “Grandes investimentos acontecerão nessa região, e essa indústria, como eu falo, uma indústria sem chaminé, ao mesmo tempo vai trazer muitos empregos diretos e indiretos”, comenta Derbli. Ele cita que professores e alunos deverão

