27/08/2024
Mais um importante serviço à comunidade retorna na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Na quinta-feira (8), a Universidade Aberta para a Terceira Idade (Uati) promoveu um evento para marcar a reabertura da sala do programa no Câmpus de Irati, depois do espaço passar por uma reforma.
Como explica a nova coordenadora do projeto, professora Cinthia Lucia de Oliveira Siqueira, a Uati vai passar a contar agora com uma equipe fixa, formada por estagiários e graduados bolsistas. Eles estarão à frente das atividades, que também devem passar por mudanças em relação às edições anteriores.
“A gente está tentando dar um perfil que é voltado para proposta da universidade, que se distancie um pouco da ideia de lazer, de entretenimento, e que se volte mais para a apropriação de conhecimentos, a trocas de saberes. Então é trazer eles para o que a universidade pode ofertar, mas também trazer aquilo que eles têm para contribuir com a comunidade acadêmica”, ressalta a docente.
Após a conclusão da seleção dos integrantes da iniciativa, o esperado é que a programação de atividades da Uati seja divulgada entre o fim de agosto e o começo de setembro.
“Nós temos algumas ideias iniciais, que a gente pretende realizar em duas frentes: uma mais artística, voltada para teatro, para música, para dança, desenho, fotografia; e uma outra, vamos dizer assim, mais intelectual, que seria para a questão da leitura, da escrita, de línguas estrangeiras e pesquisa histórica”, detalha Cinthia.
Ainda segundo ela, outra proposta é que as oficinas do projeto também permitam a participação dos funcionários e acadêmicos da Unicentro, permitindo encontro entre gerações e entre modos diferentes de entender a vida.
“A Universidade Aberta para a Terceira Idade tem uma grande importância no contexto da universidade, pela troca que nós temos entre a comunidade e os alunos, os professores e todos os servidores. Já é um projeto antigo, que tinha dado uma parada, e que agora a gente retoma da melhor forma possível”, salienta a vice-diretora do Câmpus de Irati, professora Juliana De Conto.
Assessoria Unicentro