facebook
07/07/2021

Unicentro recepciona calouros com live de boas-vindas

Unicentro recepciona calouros com live de boas-vindas

“Nossas boas-vindas a todos os nossos calouros e também a nossos estudantes do segundo ao quinto anos dos nossos cursos de graduação. Fica aqui as nossas boas-vindas para o ano letivo de 2021 e a vocês, calouros, nosso muito obrigado por escolherem a Unicentro e por estarem conosco. Fica aqui nossa gratidão a cada um de vocês que confiaram no ensino público, gratuito e de qualidade oferecido pela nossa Unicentro”. Foi assim que o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, deu início à Recepção aos Calouros. O evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, foi realizado em três edições – uma pela manhã, direcionada aos estudantes de cursos diurnos da universidade; outra, durante a tarde, mas os alunos do único curso vespertino da universidade, e uma terceira à noite, para os cursos noturnos.

O intuito da recepção foi aproximar os novos alunos da Unicentro, contando sobre os serviços e demonstrando os espaços que poderão ser usufruídos agora, de forma remota, e também futuramente, quando houver o retorno de aulas presenciais. O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, descreveu algumas das oportunidades para os estudantes, que vão muito além do ensino na graduação. “Uma universidade tem um tripé. Você não está entrando em uma universidade pública só para ter um ensino. Também tem pesquisa, extensão, inovação e várias outras oportunidades que você pode usufruir dentro da universidade”.

Neste sentido, os reitores citaram algumas atividades acadêmicas além das aulas, como a pesquisa em Iniciação Científica, a participação em projetos de extensão e em projetos de inovação tecnológica, bem como o acompanhamento de eventos culturais promovidos pela universidade. Também destacaram as normas acadêmicas, que devem ser seguidas pelos calouros – como a utilização do R.A., que é o Registro Acadêmico, para o acesso ao sistema do Aluno On-line, para o empréstimo de livros nas bibliotecas e para a solicitação dos mais diversos documentos.

Diante de dúvidas recorrentes dos novos estudantes sobre a conclusão do procedimento de matrícula, o reitor Fábio sanou alguns questionamentos sobre a entrega da documentação física dos calouros. “Pedimos que se atentem a isso e mantenham esses documentos separados pois eles serão, sim, solicitados no momento propício. Pedimos que tenham calma, pois iremos disponibilizar nas redes sociais o edital informativo sobre as datas de entrega desses documentos. Ao estudante que não reside em Guarapuava, em Irati e nas cidades onde estão os campi avançados, no início das atividades presenciais, todos terão um tempo para se adaptar, para poder se deslocar até a cidade do seu curso”, tranquiliza.

A entrega da documentação física só deve ocorrer quando houver o retorno de atividades presenciais de ensino, o que, segundo o vice-reitor Ademir, vai depender da evolução da pandemia de coronavírus a partir de agora. “Conseguimos, junto ao governo do estado, a vacinação dos trabalhadores do Ensino Superior, que foi muito importante. Temos professores, funcionários e estagiários vacinados, mas nós precisamos da vacinação dos estudantes para ter uma segurança sanitária para poder voltar às aulas. Com certeza, será avisado antecipadamente, porque estamos vendo que tem muita gente de fora, que precisa de um tempo para se organizar”.

Enquanto a pandemia de Covid-19 não permitir o retorno presencial, o professor Ademir reforçou que as aulas seguem no sistema remoto, com aulas e atividades online. “Nós vamos utilizar duas plataformas neste momento remoto. O Google Meet, que faz reuniões online. Quem não sabe utilizar, vai ter um momento em que será ensinado como utilizar. E a plataforma Moodle, que também é uma plataforma virtual que estamos usando no momento à distância, mas vamos usar nos momentos presenciais também”.

Na Recepção aos Calouros, também foram abordadas as condições tanto de acesso, quanto de permanência de estudantes na universidade. Para isso, a coordenadora da Coorae, que é a Coordenadoria de Apoio ao Estudante, professora Maria Regiane Trincaus, informou que, com uma equipe de psicólogos e de assistentes sociais, o setor atua em diversas frentes de assistência estudantil. “A gente faz todo o processo de seleção para os alunos que têm direito à moradia estudantil, quanto ao acompanhamento deles nesta moradia. Além disso, atendemos algumas demandas específicas de alunos que, em virtude da pandemia ou qualquer outra situação, estejam em condição de vulnerabilidade social – podemos dar assistência com algumas cestas básicas e, se precisar de alguma outra ação, também podemos incluir. Além disso, ainda estamos com o edital aberto para empréstimo de celulares durante o ensino remoto. Temos celulares disponíveis para que os alunos que necessitem possam solicitar”.

Os calouros da Unicentro também aprenderam como solicitar a emissão de documento e acompanhar o processo pelo sistema do Protocolo Digital. Outro tópico interessante levado aos novos estudantes da universidade foram as oportunidades de mobilidade acadêmica, que foram explanadas pela professora Cibele Krause Lemke, que é coordenadora do Eri, o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro. “Neste momento, estamos trabalhando com a possibilidade de mobilidade virtual. No entanto, temos muitas outras parcerias que, tenho certeza, quando passar esse período de exceção, teremos novamente espaço para que nossos estudantes possam conhecer outras universidades e conhecer o ensino em outros países”.

Para quem perdeu a Recepção aos Calouros, a live ficou gravada e pode ser acessada no canal da Unicentro no YouTube. Ao longo desta semana tem mais programação voltada à recepção dos novos estudantes. Nesta terça-feira, é a vez das Direções dos Campi Cedeteg e Irati conversarem com os estudantes de sua unidade universitária. Os Departamentos Pedagógicos e Setores do Conhecimento também prepararam interações virtuais e o Núcleo de Educação a Distância fará imersões ao Moodle, para auxiliar os calouros na utilização da plataforma para as atividades remotas da Unicentro. Os links de acesso a toda a programação estão disponíveis no site www3.unicentro.br/aovivo. A Unicentro também reuniu, em uma mesma página do site institucional, informações úteis aos calouros e calouras neste início de trajetória acadêmica. O link de acesso é o www3.unicentro.br/calouros

Texto/foto: Assessoria Unicentro

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS