facebook

Unicentro oferece tratamentos gratuitos de saúde para a população em Guarapuava e Irati

Em Irati funcionam a Clínica Escola de Psicologia e a única Clínica de Fonoaudiologia de uma universidade pública no Paraná

02/03/2022

Unicentro oferece tratamentos gratuitos de saúde para a população em Guarapuava e Irati

Ser referência em qualidade e contribuir para o desenvolvimento regional, a partir de ações integradas com a sociedade. Esse é um dos ideais da Unicentro e é na área da saúde que ele fica mais evidente. São dezenas de projetos e serviços, centenas de docentes e acadêmicos envolvidos em ações que, ao longo dos anos, já beneficiaram milhares de pessoas. Atuando nas mais diversas áreas, a Unicentro oferta atendimentos através das clínicas e unidades escola em Guarapuava e Irati. No campus Cedeteg, em Guarapuava, estão localizadas as Clínicas Escola de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Farmácia. No Campus de Irati, a comunidade conta com atendimento das clínicas de Psicologia e Fonoaudiologia.

Só na Clínica Escola de Fisioterapia (Cefisio) foram mais de 36 mil atendimentos, entre 2017 e 2020, nas áreas de ortopedia e traumatologia, neurologia, respiratória, geriatria e gerontologia à pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e à comunidade de docentes, agentes universitários e alunos.

Além de cuidar da saúde do corpo, cada vez mais se nota a importância de cuidar da saúde mental. Neste sentido, desde 2010, a Clínica Escola de Psicologia da Unicentro (Cepsico) oferece atendimentos gratuitos ao público, desde a primeira infância até a terceira idade. Os atendimentos psicológicos são realizados de maneira individual ou em grupo, podendo ser presenciais, no Campus de Irati, ou remotos. Os acadêmicos são preparados desde o primeiro ano do curso para a atuação clínica e as práticas são conduzidas pelos próprios estudantes de Psicologia da Unicentro, com supervisão de docentes da universidade. Além de atendimentos individuais, a Cepsico também oferece oficinas, plantões psicológicos e atendimentos em grupos terapêuticos, que são direcionados a públicos específicos.

Em Irati, a população de toda a região também pode contar com a única Clínica de Fonoaudiologia de uma universidade pública no Paraná. Fundada em 2005, a Cefono oferece avaliações, terapias e atendimentos nas áreas da voz, linguagem, motricidade e funções auditivas para a população dos nove municípios da 4ª Regional de Saúde do Paraná. Ao todo, foram mais de 7.600 atendimentos e procedimentos em quase 4 mil pacientes entre 2019 e 2020.

O maior número de acolhimentos, nos últimos anos, tem sido para a detecção precoce da deficiência auditiva, o suporte no diagnóstico e acompanhamento terapêutico para crianças com transtorno do espectro do autismo ou com dificuldades escolares (distúrbios de aprendizagem, de leitura e escrita), suporte à amamentação e cuidados do bebê, além do Centro de Atendimento à Afásicos (pacientes com alterações na fala e escrita após lesão cerebral). Desde 2007, a Clínica Escola de Fonoaudiologia também realiza o imprescindível “teste da orelhinha”, para detectar possíveis problemas na audição em recém-nascidos, assim como seu sequente acompanhamento. Por meio do projeto de extensão “Cuida Bem”, famílias de lactentes são acolhidas e orientadas, em uma parceria entre os monitores e acadêmicos dos cursos de Psicologia e Fonoaudiologia.

“A Clínica Escola já é bem solidificada na formação do curso de Fonoaudiologia, os alunos saem vivenciando uma prática em todas as áreas. Ela é um polo de extensão e pesquisa para os docentes e tem um grande impacto social, pelo número de atendimentos”, afirma a coordenadora administrativa da Cefono, professora Juliana Ferreira Marcolino Galli.

Texto/Foto: Assessoria Unicentro

Comentários

Edição 1416 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580