facebook
12/05/2021

Unicentro divulga edital de Iniciação Científica para alunos do Ensino Médio

Unicentro divulga edital de Iniciação Científica para alunos do Ensino Médio

Estimular a participação de estudantes no desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. Esses são alguns dos objetivos do Pibic-EM, que é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, que está com as inscrições abertas. Segundo o diretor de pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha, o programa também busca incentivar estudantes do ensino básico a conhecer o campo científico. “Tem por objetivo principal a integração entre estudantes do Ensino Médio com estudantes e professores do Ensino Superior, ou seja, uma integração entre a escola e a universidade, principalmente, focada em grupos de pesquisa, em linhas de pesquisa científica e tecnológica; bem como ele auxilia esse aluno em conhecer o funcionamento dentro de uma universidade, como que funciona, como é essa inserção lá dentro, diferente do Ensino Médio”, afirma.

Em 2021, a Unicentro destinou as vagas para nove colégios estaduais – dois de Irati, o Instituto Federal do Paraná e o Trajano Gracia; seis de Guarapuava – Arlindo Ribeiro, Cristo Rei, Newton Felipe Albach, Padre Chagas e Pedro Carli; e um de Foz do Jordão – o Segredo. Até a destinação das bolsas para os estudantes selecionados, são várias as etapas do processo. A primeira delas, é a inscrição do orientador, que deve indicar a quantidade de alunos que quer conduzir e submeter o plano de atividades para os estudantes bolsistas.

“As inscrições estão abertas e vão até o dia 20 de maio, internamente dentro da instituição, ou seja, na Unicentro. Após isso, nós começamos a trabalhar com os Núcleos de Educação e os colégios que irão participar. Porque o professor orientador que se cadastrou, se candidatou ele vai nos encaminhar um plano de atividades para o aluno bolsista. A partir deste plano de atividades, nós entramos em contato com os Núcleos de Guarapuava e Irati e as escolas para que façam a seleção dos alunos”, explica Farinha.

Larissa Capra é umas das 50 estudantes de escolas públicas de Guarapuava e de Irati que participam do Pibic-EM. Ela ressalta a satisfação de conhecer um dos pilares da universidade pública, que é a pesquisa, na prática. “A experiência vem sendo muito gratificante, pois através dela estou tendo a oportunidade de adentrar nesse assunto e de conhecer novos meios de participar da comunidade acadêmica, além de entender mais como ocorre a pesquisa científica no meio universitário”.

A professora Sandra Rozanski é uma das supervisoras do programa nas escolas. Ela atua no Colégio Estadual de Segredo, no município de Foz do Jordão, e tem como responsabilidade acompanhar as atividades dos bolsistas na escola, supervisionando seu desempenho durante as atividades de iniciação científica. Ela enfatiza o amadurecimento dos alunos que têm a oportunidade de participar como bolsistas do programa. “Ele dá outra visão para o nosso aluno – tanto o amadurecimento pessoal deles, como o amadurecimento científico do próprio aluno, de buscar, de ter interesse, de abrir a curiosidade dele para o mundo, que ele busque pelas suas próprias forças como é que funciona conhecer outras realidades”, avalia.

Essa opinião também é compartilhada pelo professor Edson Santos Silva, do Departamento de Letras do campus Irati. Ele, que participa desde a primeira oferta de Pibis na Unicentro como orientador, saúda com veemência a oportunidade de alunos das escolas públicas de se inserirem no campo científico e no ambiente universitário. “Eu só fui, de fato, aprender a pesquisar na pós-graduação. Eu acredito que esse contato do aluno do Ensino Médio com a universidade é uma coisa maravilhosa. Então, assim, eu aplaudo muito esse projeto, gosto demais, tenho ofertado sempre quatro vagas e eu acredito que a importância para o aluno é exatamente essa, conhecer a universidade pública”, afirma o orientador.

As inscrições para os orientadores interessados em participar do Pibic-EM seguem abertas até o dia 20 de maio e são feitas exclusivamente pela internet, através do Sistema de Gestão Universitária, o SGU. O edital completo pode ser conferido na página da Propesp, no site da Unicentro.

Texto/foto: Assessoria Unicentro

COMENTÁRIOS