facebook
16/11/2021

Unicentro abre inscrições para as moradias estudantis de Irati

Unicentro abre inscrições para as moradias estudantis de Irati

A Unicentro está com inscrições abertas para o processo seletivo para as Moradias Estudantis de Irati. O Programa é uma iniciativa da Coorae, que é a Coordenadoria de Apoio ao Estudante, em convênio com a FAU, que é a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro, seção encarregada dos recursos para o aluguel do imóvel, que conta com estrutura física básica de quartos, sala, cozinha e banheiro.

“Sabemos que muitos estudantes não têm condições financeiras de se manterem dentro da universidade. Então, a Moradia Estudantil é uma forma de auxiliá-los e de a universidade, pelo menos, reduzir a evasão desses alunos. A gente consegue, de alguma forma, manter alguns estudantes dentro da instituição que apresentam dificuldade ou carência socioeconômica”, discorre a coordenadora de Apoio ao Estudante da Unicentro, professora Maria Regiane Trincaus, sobre a demanda desse tipo de assistência.

As casas universitárias de Irati contam com quatro vagas para a moradia masculina e outras quatro para a feminina. As inscrições para concorrer às vagas seguem abertas até o dia 22 de novembro. Para se inscrever, o candidato precisa preencher os formulários anexos ao edital e entregar a documentação exigida, por meio do Protocolo Digital da Unicentro. “Tem direito à inscrição os alunos que residam fora de Irati, que não tenham acesso ao transporte dos municípios até Irati, que estejam cursando a primeira graduação – exclusivo para alunos de graduação, e que tenham 18 anos ou mais ou sejam emancipados. Como critério de classificação, nós priorizamos estudantes que tenham cadastro no CadÚnico, com menor renda, e aqueles estudantes que estejam em municípios mais distantes de Irati”, detalha Regiane.

A seleção para os moradores das Casas Universitárias de Irati é feita em duas etapas: a pontuação a partir da documentação enviada e a entrevista com o candidato, que será realizada pela equipe de assistentes sociais da Unicentro, de forma presencial. A homologação das inscrições e as datas e horários para as entrevistas serão divulgadas no dia 26 de novembro, no site da Coorae. O resultado da seleção sai em sete de dezembro. Os ocupantes das Casas Universitárias são isentos do aluguel e só precisam contribuir mensalmente com uma taxa equivalente a 6% do Salário Mínimo Nacional, para o pagamento parcial de água e luz e eventuais serviços de manutenção. O estudante selecionado pode permanecer na Moradia Estudantil até o final do tempo previsto para a conclusão do curso.

Texto: Assessoria Unicentro

COMENTÁRIOS