facebook

Últimos preparativos para 1ª ExpoIrati estão sendo feitos pela Prefeitura de Irati

Além de shows com artistas de renome nacional, o evento terá Velocross, Rodeio Country, palestras para os produtores rurais, música ao vivo com artistas de Irati e programação infantil e esportiva

01/08/2022

Últimos preparativos para 1ª ExpoIrati estão sendo feitos pela Prefeitura de Irati

Desde o início da semana passada tem sido intensa a movimentação no Centro de Tradições Willy Laars para organizar a toda a estrutura para a 1ª ExpoIrati, que acontece nos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto. O prefeito Jorge Derbli e todo o seu secretariado têm acompanhado de perto os serviços para dotar de rede de esgoto a área que concentrará a Praça de Alimentação, a divisão dos terrenos para os 200 expositores, as últimas melhorias em iluminação, a construção da pista de Velocross, a montagem dos palcos para os shows, dentre outros trabalhos que estão em andamento.

Expositores de diversos segmentos comerciais e prestadores de serviços participarão do evento, incluindo empresas que trarão veículos e maquinários agrícolas. A 1ª ExpoIrati terá ainda exposição de animais, palestras para os produtores rurais, workshops gratuitos na área gastronômica oferecidos pelo Senac, além de quatro shows de artistas de renome nacional, dentre outras atrações.

A programação inicia na quinta-feira, dia 4 de agosto. A abertura do evento será às 14h30 e toda a população está convidada a participar.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Rodrigues, conta que não está sendo cobrado nada dos expositores de Irati. A Prefeitura Municipal  está fornecendo espaço, água, luz e internet. O objetivo do evento é movimentar a economia local, principalmente após as dificuldades impostas ao comércio no período de pandemia. “Vai ser um grande evento. Uma oportunidade dos empreendedores apresentarem o que fazem, conquistarem mais clientes, além de comercializarem seus produtos”, enfatiza. Para os expositores de fora é cobrada uma taxa.

Nos dias do evento, o CT será aberto a partir das 10h. A entrada é gratuita na exposição e também em shows e outros eventos. O local contará com áreas de estacionamento, com valores revertidos para a Associação do Núcleo do Portador de Câncer de Irati (Anapci), além de reforço na segurança.

Programação

Quinta-feira (04)

14h - Abertura Oficial, com participação da Banda Ebenezer da Igreja Assembleia de Deus de Irati e lançamento da Unidade Móvel do Senac. Na sequência, início da exposição.

15h – Início das programações esportivas/infantis e apresentações culturais/musicais

21h – Show com Santo Fole (entrada gratuita)

Sexta-feira (05)

10h – Abertura do CT Willy Laars

11h – Início da programação musical com artistas locais

14h – Início da programação recreativa/esportiva

19h – Rodeio Country (entrada gratuita)

21h – Show com Thaeme e Thiago (entrada gratuita)

Sábado (06)

10h – Abertura do CT Willy Laars

11h – Início da programação musical com artistas locais

13h – Início da programação recreativa/esportiva

15h – Provas de Velocross

15h às 18h – Café com Feira Santa Maria, no pavilhão aberto do CT Willy Laars

17h – Desfile e apresentação da Banda Musical do Caximba

19h – Rodeio Country (entrada gratuita)

21h – Show com Di Paullo e Paulino (entrada gratuita)

Domingo (07)

10h – Abertura do CT Willy Laars

11h – Início da programação musical com artistas locais

11h – Início das provas de Velocross

13h – Programação recreativa/esportiva

16h30 – Desfile e apresentação da Banda Municipal de Pinhão

17h – Encerramento do Velocross

18h – Rodeio Country (entrada gratuita)

20h – Show de encerramento com João Neto e Frederico (entrada gratuita)

Atividades voltadas aos produtores rurais

A ExpoIrati terá uma programação especial voltada aos trabalhadores do campo. Serão palestras e exposições de maquinários, tecnologias e também de animais. Estarão à mostra 80 ovinos e caprinos, além de 23 animais de grande porte.

Ainda através de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) serão realizadas palestras. Confira a programação.

Quinta-feira (04)

14h – Bovinocultura de Corte. Tema: Fomento, tendência de mercado da raça Purunã e importância da criação no Estado do Paraná. Palestrantes: Técnicos do IDR-PR Ponta Grossa (Moleta e Altair)

Sexta-feira (05)

9h – Ovinocultura. Tema: Tendências de mercado, gestão de produção e rastreabilidade da carne de ovinos. Palestrante: Zootecnista Juliana Ferreira Borges de Freitas – Analista de Sistema Átila de Freitas.

10h30 – Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Palestrante: Alexandre Leal dos Santos

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h – Agroindústria Familiar e Susaf. Tema: Mercado para agroindústria familiar. Palestrante: Karolline Marques da Silva.

15h30 – Bovinocultura de Leite – Projeto Leite IDR-PR. Tema: Panorama da Produção de Leite e Perspectivas de Mercado. Palestrante: Médico veterinário Arnaldo Bandeira.

Sábado (06)

9h30 – Conselho Gestor do Mate (Cogemate). Tema: Apresentação do Conselho Gestor do Mate Amsulpar. Palestrante: Conselho Gestor do Cogemate. Participação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Workshops de gastronomia serão oferecidos pelo Senac

Terça-feira (02) - Preparo de Cação à Belle Meuniàre, das 19h às 22h.

Quarta-feira (03) - Preparo de Massas Frescas, das 9h às 12h; Brigadeiro Gourmet, das 14h às 17h; Browne, das 19h às 22h.

Quinta-feira (04) - Decoração de bolos, das 9h às 12h; Bolo Americano de Cenoura, das 14h às 17h; Caldos e Sopas, das 19h às 22h.

Sexta-feira (05) - Preparo de Entradas Frias, das 9h às 12h; Pirogue, das 14h às 17h; Comida de Boteco, das 19h às 22h.

Sábado (06) - Preparo de Feijoada, das 9h às 12h; Torta Ópera, das das 14h às 17h; Bacalhau as Natas, das 19h às 22h.

Domingo (07) - Preparo de Carreteiro com Cordeiro, das 9h às 13h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no Senac Irati, Av. Vicente Machado, 24; ou pelos telefones (42) 3421-6400, WhatsApp (42) 3421-6401. Cada workshop tem 15 vagas disponíveis.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMI

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Imagem: Assessoria PMI

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580