facebook
02/02/2021

Últimos dias de inscrição para os cursos técnicos do IFPR

Últimos dias de inscrição para os cursos técnicos do IFPR

Neste ano, devido à pandemia, a seleção será feita por meio de sorteio público; no total, são ofertadas 3.015 vagas, distribuídas entre 25 campi da instituição.

Termina na segunda-feira (8) o prazo de inscrições para os cursos técnicos presenciais de nível médio do IFPR. Neste ano, devido à pandemia de covid-19, não haverá provas presenciais. A seleção será realizada por sorteios públicos, marcados para os três primeiros dias de março.

As inscrições custam R$ 25 e devem ser realizadas pela página do Processo Seletivo IFPR 2020/2021, acessível pelo site www.ifpr.edu.br.

Cursos técnicos

Os cursos técnicos de nível médio, na modalidade presencial, são ofertados nas formas integrada (para quem já tenha concluído o Ensino Fundamental) e subsequente (para quem já tenha concluído o Ensino Médio).

As duas formas conferem habilitação profissional técnica de nível médio, porém, nos integrados, essa habilitação é adquirida ao mesmo tempo em que o estudante cursa o Ensino Médio, ou seja, em um curso integrado, com uma única matrícula na instituição, é possível obter o diploma do Ensino Médio e o certificado de um curso técnico.

No Campus Irati estão sendo ofertados:

Integrados: período matutino

•  Técnico em Agroecologia (40 vagas);

• Técnico em Informática (40 vagas).

Inclusão social

O IFPR destina 80% das suas vagas à inclusão social.

Há vagas reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas; que sejam de família de baixa renda; autodeclarados pretos ou pardos; indígenas e/ou com deficiência.

O detalhamento do sistema de cotas adotado pelo IFPR está disponível na página do Processo Seletivo: http://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2021/index.php#titulo.

Cursos superiores

Por enquanto, o Processo Seletivo IFPR 2020/2021 diz respeito apenas às vagas de nível médio do IFPR.  A seleção para os cursos de nível superior está prevista para maio de 2021, em um processo que utilizará o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Texto/Foto: Assessoria IFPR

COMENTÁRIOS