Tudo que você precisa saber sobre o Enem e como e onde ele pode ser útil

Por Redação 3 min de leitura

Criado no ano de 1998, o Enem era inicialmente uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio. Porém, desde o ano 2009, o Enem agregou outra função ao seu currículo: tornou-se também uma avaliação que seleciona estudantes de todo o país para instituições federais de ensino superior e para programas do Governo Federal, como o Sisu, Prouni e Fies.

Esses programas facilitam a vida de quem sempre sonhou em estudar em universidade pública ou precisa daquela força do governo para pagar a mensalidade da universidade particular. Se esse for o seu caso, você precisa fazer o Enem.

Para facilitar o entendimento das vantagens que o aluno obtém ao fazer o Enem, selecionamos nove benefícios para que o aluno fique informado e possa realizar o exame com todas as suas dúvidas sanadas.

Use sua nota do Enem para:

Entrar em universidades públicas pelo SISU

Em todos os semestres do ano, universidades federais e estaduais disponibilizam milhares de vagas para candidatos selecionados em função de seu desempenho no Enem por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), do Governo Federal.

Para participar da seleção do SISU é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior com uma nota acima de zero na redação.

A vantagem principal é tentar uma vaga em universidade pública sem precisar passar pelo vestibular. Outra vantagem é poder concorrer a vagas em todo o território nacional, sem precisar fazer prova em cada uma das universidades.

A inscrição é realizada na internet e durante só alguns dias o aluno pode alterar o curso escolhido e o local que deseja estudar. A seleção funciona como um leilão: quem tem a melhor nota fica com a vaga.

Entrar em um curso técnico pelo Sisutec

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é um processo seletivo realizado semestralmente. Dependendo do seu resultado do Enem, você pode conquistar vagas para cursos técnicos em instituições públicas e privadas de educação profissional e tecnológica.

Conseguir bolsas de estudo pelo Prouni

A nota obtida no Enem serve como critério de classificação para o Prouni (Programa Universidade para Todos). Quanto maior a nota, maiores as chances de se obter o benefício.

O Prouni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em faculdades privadas. Para concorrer, os candidatos têm de comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

O processo de seleção é igual ao SISU,a única diferença é que essas bolsas são disponibilizadas  em faculdades privadas.

Para conquistar um financiamento da faculdade pelo Fies

O Enem também é indispensável para conseguir o financiamento da sua faculdade pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). É preciso obter média igual ou superior a 450 no Enem e não ter zerado a redação.

Neste ano o FIESestá diferente. Com a nova regra, os descontos das prestações do financiamento serão feitos assim que o aluno terminar a faculdade e no valor máximo de 10% da renda mensal.

O financiamento também foi dividido em tr&ec