facebook

Tudo preparado para o Dia de Finados nos cemitérios de Irati

01/11/2024

Tudo preparado para o Dia de Finados nos cemitérios de Irati

Os cemitérios recebem atenção especial nas semanas que antecedem o Dia de Finados, quando irão  receber um número muito maior de visitantes. Em Irati, os cemitérios Municipal, da Vila São João e do Riozinho contam com equipes para organização dos espaços para o Dia de Finados.

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

O encarregado geral dos cemitérios de Irati, Paulo Roberto Vieira detalha os preparativos e o trabalho da equipe para receber as famílias que prestam homenagens aos entes queridos. Segundo ele, o trabalho inclui a limpeza dos espaços e também um cuidado especial em ajudar os visitantes a encontrarem os túmulos.

“Nessa semana que se antecede o Dia de Finados a gente está cuidando da limpeza e dando assistência para o povo, para quem chega de fora, nós ajudamos a encontrar os túmulos, vamos estar lá todos os dias. Os portões até domingo, todos eles estarão abertos das 7h às 18h no Cemitério Municipal. Na Vila São João, foi feita a limpeza, a gente faz periodicamente, também vamos estar dando toda a assistência para quem precisar encontrar algum local, a gente vê no livro e encontra para a pessoa. No cemitério do Riozinho a mesma coisa, já foram feitos os cuidados e estamos esperando as pessoas, com a assistência que for preciso”, comenta.

Alberto Schereda é coordenador do Cemitério Municipal De Irati e conta que sempre está pronto para ajudar as pessoas que vêm visitar os entes queridos em todas as épocas do ano. “Eu gosto do que faço. Servir o povo, ajeitar, sabe? Fazer com muito carinho. Se você não tiver o amor, você não faz, você faz pela metade. Quando você tem o amor, faz com carinho, a coisa flui”, afirma.

Ele conta como é a movimentação de pessoas em dias como o feriado de Finados. “O pessoal entra e sai toda hora, acende vela, faz a sua oração, cada um na sua crença, tudo tranquilo. O pessoal tem muita fé, é devoto, e o que me marca é isso, eu gosto de ajudar, de servir. Vem alguém procurar algum túmulo, eu fico feliz de encontrar, de eu poder ajudar. Tem pessoas que vêm de fora e me marca eu poder ser útil nessa parte. E pensa a alegria da pessoa quando você encontra o que ela precisa, ela não tem palavras, ela diz que vai me colocar nas orações e até mantemos a amizade pelo WhatsApp. Então é gratificante”, descreve Alberto.

A coveira Rosa Boguchevsk destaca o cuidado especial dos funcionários e das famílias com o Cemitério Municipal para este feriado. “Esse ano está muito lindo o cemitério, as famílias estão vindo lavar, estão caprichando, estão deixando coisa mais linda. Daí, quando chegar no Dia de Finados, eu e o Pedro [Kowalski, também coveiro] vamos estar aqui para poder estar recebendo as pessoas que vêm, vamos estar dando força, porque eu tenho certeza quem chorou no meu ombro ano passado vai chorar esse ano de novo. Então, vamos estar esperando os familiares poderem chegar aqui até para revê-los de novo, porque sempre fica a amizade”, conclui Rosa.

 

Da Redação/Hoje Centro Sul

Comentários

A Edição 1638 do Jornal Hoje Centro Sul já está nas bancas! 🗞️
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580