TRT-PR inicia por Irati série de visitas para entender realidades locais

Por Redação 3 min de leitura

Para entender a realidade da Justiça do Trabalho no estado, Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) deu início a uma série de visitas aos municípios. O primeiro a receber essa visita foi Irati, marcando o início da iniciativa.

O presidente do TRT-PR, Desembargador Célio Horst Waldraff, enfatizou a importância de compreender as particularidades locais, incluindo a dinâmica da advocacia, o funcionamento da Justiça do Trabalho e a natureza dos processos em tramitação. “O desejo da gente é de visitar todas as varas para conhecer a realidade específica de cada ponto em que a Justiça do Trabalho atua, e por Irati nós começamos. Essa é a primeira vara que estamos visitando, que é motivo de muita alegria para a gente. É para conhecer a realidade local, as características tanto da advocacia, do funcionamento da Justiça do Trabalho, quanto especificamente a natureza dos processos que tramitam aqui na vara”, comenta.

Semana Nacional de Conciliação Trabalhista

Durante a visita a Irati, o desembargador Célio Horst Waldraff aproveitou para destacar também a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que tem como objetivo aprimorar os meios consensuais de resolução de conflitos e implementar medidas para proporcionar maior celeridade aos processos trabalhistas. Este evento ocorre de 20 a 24 de maio. “A Semana Nacional de Conciliação, é uma iniciativa da Justiça ao Trabalho em prol da conciliação. A gente costuma dizer, em matéria de conciliação, que o acordo é a sentença que foi escolhida pelas partes. Ela tem uma porção de virtudes, uma porção de vantagens para todos os envolvidos: o reclamante, porque recebe o seu crédito devido rapidamente; o empregador, porque eventualmente consegue organizar o seu passivo trabalhista de forma muito mais equilibrada; e para a própria Justiça, porque pode dedicar mais atenção a outros processos em que o litígio não se encerra”, descreve o presidente do TRT-PR.

Ele revela que a maioria dos conflitos nos quais a Vara do Trabalho de Irati atua são relacionados a prestadores de serviços. “A grande característica aqui de Irati, as ações envolvem a área de prestação de serviços. Irati é microrregião que presta serviços para todas essas cidades próximas, então as pessoas acorrem para cá em busca de serviços e isso movimenta a economia local e gera a economia local. Eventualmente, gera litigiosidade trabalhista”, relata Waldraff.

O presidente do TRT-PR ressalta a tradição do Paraná todo em conciliação trabalhista, destacando que mais da metade dos processos no estado, cerca de 52%, são resolvidos por acordo. Ele conta que a ideia da criação da Semana da Conciliação surgiu devido à necessidade de dar celeridade aos casos e com o que já é previsto no Código de Processo Civil (CPC). “Isso já começou muito tempo atrás, quando o judiciário começou a se dar conta da importância da conciliação. Com uma questão de política do CNJ, que começou a organizar e a motivar as diversas instâncias da Justiça do Trabalho a criar mecanismos de conciliação. O próprio CPC recente, de 2015, trata de maneira muito mais específica a conciliação, tratou de maneira muito mais detalhada a lei, porque também tem previs&atild