Troca de medidores da Copel gera reclamações quanto ao aumento do valor da fatura

Procon de Irati registra reclamações de consumidores que relataram aumento expressivo nas faturas; Copel afirma que não houve volume significativo de casos e que os novos equipamentos são homologados pelo Inmetro
A troca dos medidores de energia elétrica realizada pela Copel em Irati, dentro do programa de implantação da Rede Elétrica Inteligente, tem gerado dúvidas e reclamações de parte dos consumidores. Segundo o Procon de Irati, as queixas começaram a crescer entre os meses de maio e junho deste ano, especialmente relacionadas a aumentos expressivos nas faturas de energia, após a substituição dos equipamentos.
O Programa de Rede Elétrica Inteligente faz parte de uma modernização da rede de energia no Paraná com o objetivo de reduzir perdas, aumentar a eficiência do consumo e permitir o controle remoto de falhas. Com os novos medidores, a leitura é feita automaticamente, sem necessidade de visita presencial de um leiturista.
Segundo dados do Procon Paraná, vários municípios registraram aumento nas queixas após a troca destes medidores, especialmente Cascavel, São José dos Pinhais, Londrina e Curitiba, onde também foram relatadas dúvidas sobre a leitura e variações nos valores das contas de luz.
O Procon estadual vem acompanhando o tema em conjunto com os Procons municipais, solicitando esclarecimentos técnicos e monitorando os casos em que o aumento das faturas ultrapassa o padrão de consumo anterior à troca.
Em resposta ao Hoje Centro Sul, a Copel informou que 93% das unidades consumidoras de Irati já contam com medidores inteligentes — o equivalente a 24,9 mil aparelhos instalados — e que o projeto foi concluído na cidade. A partir de agora, as novas instalações ocorrerão apenas em casos de expansão da rede ou em unidades que ainda não receberam o novo equipamento.
Reclamações em Irati
De acordo com o coordenador do Procon de Irati, Ronaldo Evangelista, o aumento das queixas chamou atenção nos últimos meses. “Nós tivemos mais reclamações a partir dos meses de maio e junho, quando houve uma demanda maior para o Procon de Irati. As principais queixas são de aumento muito expressivo no valor das faturas, algumas com elevação de 100% a 200% em relação às anteriores à troca dos medidores”, explica.
Ele acrescenta que também houve questionamentos sobre o funcionamento dos novos medidores, e que o órgão tem atuado de forma imediata. “Quando as reclamações chegam a nós, fazemos a notificação no mesmo momento em que o consumidor está aqui, por meio do nosso sistema de registro, notificação e acompanhamento. Essas notificações são encaminhadas para uma plataforma de atendimento que a Copel mantém para os Procons, e a empresa tem 10 dias para responder”, detalha o coordenador do Procon de Irati.
A diferença no valor da fatura de luz do consumidor iratiense, João Carlos de Oliveira, começou a aparecer há cerca de três meses. “A conta, que geralmente ficava em torno de R$ 250, passou para R$ 650 de um mês para o outro”, relata. Segundo ele, a família é composta por quatro pessoas — dois adultos e duas crianças —, mas, durante o dia, a casa fica vazia. “O consumo sempre foi o mesmo”, garante ele.
Oliveira procurou a Copel duas vezes, desde então, e foi informado de que técnicos iriam até o local para verificar o medidor, mas até o momento, não tem confirmação de que a visita tenha acontecido.
Preocupado, o morador contratou um eletricista particular para revisar toda a instalação elétrica da residência. “Ele fez todas as medições e disse que está tudo normal.” Mesmo sem alterações identificadas dentro do imóvel, o consumidor comenta que percebe picos de consumo muito altos no aplicativo da Copel, inclusive em horários em que não há ninguém em casa. “Pedimos a troca do relógio digital, mas acredito que ainda não vieram fazer a substituição”. Até o momento, a família ainda não procurou o Procon, mas está em busca de uma solução.

O coordenador do Procon pontua que a Copel tem dado retorno às demandas, mas de forma considerada padronizada. “As respostas geralmente dizem que houve uma política de troca dos medidores e que os antigos não estariam registrando o consumo real, o que explicaria a diferença nas novas faturas”. Entretanto, o Procon não entende isso como justificativa satisfatória.
Com o andamento das reclamações, até o momento, não houve revisões de faturas ou restituições em Irati, pois a Copel mantém a posição de que as cobranças estão corretas, segundo Ronaldo. “Essa é uma situação que está acontecendo em todo o Estado do Paraná”, acrescenta.
O Procon orienta que, em caso de dúvidas ou aumento repentino, o consumidor deve, primeiro, registrar reclamação diretamente com a Copel e obter o número de protocolo. Se o problema não for solucionado, deve procurar o Procon para abertura formal de processo administrativo.
Copel garante precisão dos novos medidores
Sobre possíveis aumentos nas faturas após a troca, a assessoria de comunicação da Copel afirma que, nos períodos de 2024 e 2025, não houve quantidade expressiva de reclamações relacionadas à instalação da Rede Elétrica Inteligente em Irati.
Em comparação com outras cidades, como Cascavel e São José dos Pinhais, onde houve relatos de aumentos expressivos, a Copel esclarece que, em Irati, foram registrados apenas dois casos procedentes em 2025, que demandaram correção de alguma falha na instalação. A companhia ressalta que essa quantidade é pequena, se comparada ao total de medidores instalados no município.
Sobre a precisão dos novos equipamentos, a Copel diz que todos os medidores são homologados pelo Inmetro. A diferença em relação aos convencionais é que os novos aparelhos se comunicam por meio de fibra óptica, permitindo o envio de dados em tempo real à empresa e aos clientes, que podem acompanhar o consumo pelo aplicativo. A comunicação também possibilita que a Copel identifique desligamentos e agilize o restabelecimento de energia.
A empresa destacou que smart-meters similares já são usados em larga escala fora do Brasil — nos EUA, 65% das residências possuem essa tecnologia, e no Japão a meta é atingir 100% até 2030. No Paraná, a Copel lidera a implementação com mais de 1,7 milhão de medidores inteligentes instalados, dentro de um cronograma que prevê 2 milhões de unidades.
Atendimento da Copel
A assessoria de comunicação da Copel destaca que todos os canais de atendimento estão disponíveis aos clientes. Em caso de dúvidas ou suspeita de cobrança indevida, o consumidor deve entrar em contato com a Copel para solicitar análise detalhada da fatura de energia.
A empresa lembra ainda que os consumidores podem acompanhar o próprio consumo pelo aplicativo Copel, disponível para Android e iOS, e que dúvidas ou reclamações podem ser registradas pelos canais oficiais:
- WhatsApp: (41) 99286-1047 (Programa Redes Elétricas Inteligentes)
- Atendimento telefônico: 0800 51 00 116
- Ouvidoria: 0800 647 0606
- Site: www.copel.com
O que fazer se a sua conta aumentou após a troca do medidor?
Com passos práticos:
- Verifique o consumo registrado nos últimos meses no aplicativo Copel.
- Compare a média de kWh das faturas antes e depois da troca.
- Se houver diferença sem justificativa (mudança de aparelhos, aumento de uso), solicite análise da fatura com protocolo.
- Se a resposta não for satisfatória, procure o Procon com o número do protocolo e cópia das faturas.
Fernanda Hraber