Três candidatos a prefeito de Inácio Martins apresentam suas propostas em debate

Por Redação 3 min de leitura

Três candidatos a prefeito de Inácio Martins apresentam suas propostas em debate

Na noite de quarta-feira (18), a Rádio Najuá e o jornal Hoje Centro Sul promoveram um debate entre os candidatos a prefeito de Inácio Martins. Estiveram presentes no debate os candidatos Kleber Erivelton Fernandes (Novo), Marino Kutianski (PSDB) e o Professor Élcio Wszolek (PT). Os candidatos Edmundo Vier – Dimas (PSD) e Jorge Ferreira de Almeida – Jorge Boeira (PL) encaminharam notas justificando as ausências em função de outros compromissos.

 

Confira como foi o debate:

Por ordem de sorteio, Élcio perguntou a Kleber sobre o tema cooperativismo.

Kleber – “Você tem conhecimento da minha participação no sistema associativismo das associações comerciais. Dentro desse período, nós conhecemos diversas regiões em que o cooperativismo está por trás do desenvolvimento, inclusive da região Oeste do Paraná. Perto de nós, Irati, Guarapuava, temos cooperativas e isso impulsiona a economia dos municípios. Inácio Martins em 63 anos de história não tem uma só cooperativa. São organizações que trabalham em comum acordo, que se unem para desenvolver o município. Grupos de pessoas que trabalham no mesmo segmento, com os mesmos produtos ou serviços, se unem para trabalhar juntas. E Inácio Martins nunca teve uma iniciativa do poder público e nem um incentivo para que o município tivesse as cooperativas. Seja as cooperativas agrícolas, pecuárias, de fruticultura, de produção de erva-mate – que Inácio Martins é uma das cidades que mais produz erva-mate e até hoje não tem uma cooperativa, tampouco a certificação de qualidade da erva-mate e precisa vender para outros municípios. Então, mel, mate leitaria, produção de ovos, produção de carnes, legumes, verduras, são diversos os tipos de cooperativas que poderíamos ter Inácio Martins e contribuir com o desenvolvimento, porque isso faz com que o jovem não saia do campo, permaneça nas suas propriedades, nas propriedades da família, gere renda. E o agricultor consome na cidade. Consumindo na cidade, gera mais renda, gerando mais renda, gera mais empregos e o município se desenvolve.”

 

Marino perguntou a Élcio como ele fará a escolha do próximo secretário de Educação.

Élcio – “Consta no nosso plano de governo uma inovação na escolha da Secretaria de Educação. A gente vai fazer a escolha a partir de uma votação, de uma eleição entre a própria categoria. Nós escolheremos, elencaremos alguns nomes, quatro, cinco nomes, não sabemos ao certo, e a partir daí a própria categoria vai fazer esta escolha. Esta é uma experiência que a gente vai iniciar com a educação. Posteriormente, talvez seja uma experiência importante para a escolha de próximas secretarias.”

 

Kléber questionou Marino sobre orçamento. 

Marino – “Nós precisamos ter o equilíbrio do investimento. Nós temos que ter a igualdade, tanto na área urbana, quanto na área rural. Nós vamos colocar pessoas certas, na secretaria certa, nos cargos certos. E com isso a gente vai estar lá para fazer uma boa administraçã