facebook

Trabalho realizado com a população indígena em Irati se torna referência estadual

14/02/2023

Trabalho realizado com a população indígena em Irati se torna referência estadual

Irati é um dos municípios paranaenses que possui Casa de Passagem Indígena. O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social tem se tornado referência para outras cidades. Na última semana, equipes da Prefeitura de Guarapuava vieram a Irati conhecer de perto as ações.

A apresentação foi realizada pela coordenadora da Casa de Passagem Indígena - Alessandra Colessel. Para Sybil Dietrich, secretária de Assistência Social, esse reconhecimento do trabalho com a população indígena indica que as ações estão dando certo, ganhando relevância em âmbito estadual.

A Casa de Passagem Indígena de Irati é um serviço tipificado na política de assistência social como de alta complexidade, com a proposta de ofertar proteção integral aos indígenas em trânsito no município para a venda de seus artesanatos. O acolhimento é provisório e assegura condições de dignidade a esta população. A Casa tem a capacidade para acolher 20 pessoas, em uma estrutura que conta com área total de 153,13 metros quadrados, com três quartos, sala, cozinha, copa e dois banheiros.

Ainda, em Irati, são realizadas reuniões semanais com os indígenas, além de comercialização e exposição dos artesanatos na Feira Agroecológica da Unicentro. 

Vieram a Irati conhecer esse trabalho representantes da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Fundação Proteger, equipamentos da assistência social, Secretaria Municipal de Cultura, Câmara de Vereadores de Guarapuava e a Secretaria Municipal de Comunicação Social.

Texto: Assessoria PMI

Fotos: Assessoria PMG

Comentários

🗞📰 Edição 1565 já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580