facebook

"Temos 73 milhões de reais em obras em andamento", contabiliza prefeito de Irati

O Complexo de Gestão de Resíduos Ambientais de Irati (GARI), a revitalização da área central e as diversas pavimentações nos bairros são citados pelos gestores de Irati

14/07/2022

"Temos 73 milhões de reais em obras em andamento", contabiliza prefeito de Irati

O Complexo de Gestão de Resíduos Ambientais de Irati (GARI), a revitalização da área central e as diversas pavimentações nos bairros são citados pelos gestores de Irati como alguns dos principais projetos em andamento para incentivar a geração de empregos e renda

 

Da Redação/Hoje Centro Sul

Várias obras e projetos estão em andamento em Irati neste mês de julho, quando o município festeja seus 115 anos de emancipação política. Dentre eles, o prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita Ieda Waydzik destacam a revitalização que está sendo feita na área central da cidade, a pavimentação de ruas nos bairros e projetos que vão gerar emprego e renda.

O Complexo de Gestão de Resíduos Ambientais de Irati (GARI) é um desses projetos e poderá colocar o município em destaque na área ambiental. “Além de gerar renda e dignidade para as pessoas – nós vamos trabalhar muito na questão do meio ambiente –, o projeto GARI vai ser uma marca nesta gestão e um exemplo para outros municípios”, avalia Derbli.

Localizado no Condomínio Industrial da Vila São João, o complexo abrigará uma unidade de transbordo de resíduos sólidos, barracão de reciclagem, coleta verde, eco pontos, espaço para descarte de restos de construção civil e local para recebimento de embalagens de agrotóxicos.

A vice-prefeita Ieda cita que o GARI deverá solucionar o problema antigo da destinação dos resíduos em Irati. “Esta questão do lixo é um avanço de muitos anos. Porque, como é sabido, isso não se resolvia, e existia até uma questão judicial envolvendo a questão do lixo, metas que o governo federal havia marcado também. E com o transbordo, com o projeto GARI que foi construído lá na vila São João, isso avançou mil anos na nossa limpeza pública, na proteção do meio ambiente”, disse. 

Como o projeto concentrará diversos trabalhadores que atuam na reciclagem, a proposta, de acordo com o prefeito, é dar condições adequadas para que eles desenvolverem suas funções.

“Queremos fazer uma cozinha industrial para atender às pessoas que fazem a separação dos lixos. Também banheiros, vestiários, refeitório, estrutura, um ambiente de trabalho para eles. Uniforme (bota, luva, como deve ser), transporte, dignidade a essas pessoas. Nós queremos que eles cheguem ali uniformizados, tenham uma refeição, e que cada um ganhe um salário mínimo pelo menos, porque realmente é um setor de serviços muito importante”, disse Derbli.

👉 Clique aqui e receba as notícias da região no seu celular

Em relação às obras de revitalização da rua Munhoz da Rocha e demais ruas da área central de Irati, na avaliação do prefeito, as mudanças trarão benefícios tanto para o comércio como para as pessoas que frequentam o local. “É um fomento ao comércio local nosso. É uma questão de muita dúvida da população, porque uma cidade com 115 anos, quando você mexe no coração dela, o pessoal não entende muito bem como vai ser o projeto. Já tivemos uma reunião, vai ficar muito bom, vai melhorar. Esse alargamento, esse passeio vai dar ainda mais vida, com floreiras, lixeiras, iluminação e Wi-Fi”, enfatiza Derbli.

Segundo ele, diversas regiões da cidade vão receber asfalto nas ruas, assim como já foi feito no Pinho de Baixo. Dentre as mais aguardadas, está a pavimentação do Condomínio Industrial da Vila São João. “Vai virar um canteiro de obras Irati”, diz.

Ele explica que o período eleitoral não vai paralisar as obras em andamento e nem atrasar as futuras. “Eles já iniciaram, teve licitação, está tudo em andamento. Está acontecendo no Jardim Virginia e [bairro] Lagoa. Está saindo bastante asfalto. Para todas foram dadas ordens de serviços antes do período eleitoral, então vai acontecer muita coisa de pavimentação. Nós temos 73 milhões de reais em obras em andamento e a meta é chegar a 100 [milhões de reais], pois tem mais recursos que serão licitados. Nós temos bastante coisa para fazer”, cita.

Eventos do aniversário

No ponto de vista da vice-prefeita, há muitas mudanças positivas em Irati a serem enfatizadas nesse aniversário. “Nós temos muita coisa para comemorar, tanto da primeira gestão do Jorge, que foi inovadora, como desta que esta com tantas obras encaminhadas. Irati hoje é uma nova cidade”, disse Ieda.

Derbli comenta também sobre a expectativa para os próximos eventos que vão acontecer em Irati, como o 32º Rodeio, dia 15, e a ExpoIrati, em agosto. “O rodeio, acho que vai ser um dos maiores que nós teremos, pela expectativa e por não ter tido em 2020 e 2021. O pessoal tem mostrado, pelo que tem acontecido nos arredores, um público bem maior do que o normal. A Expo também é uma expectativa muito grande”, comenta.

Está previsto também para o dia 15 de julho a inauguração do novo Centro de Eventos, localizado no Centro de Tradições Willy Lars (CTG). Além disso, outras obras importantes que serão inauguradas em breve são o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e uma escola, no bairro Vila Nova.

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580