03/07/2020
O Ligue Saúde Cidadão está disponível em Irati. Trata-se de um canal de atendimento, por telefone, para esclarecimentos e orientações relacionadas a problemas de saúde. A chamada é gratuita 0800 591 3690, disponível 24 horas por dia e nos 7 dias da semana.
O serviço começou a ser oferecido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Irati e a empresa ShareCare Brasil.
Através do 0800 serão esclarecidas as dúvidas de saúde mais frequentes da população, as pessoas serão orientadas sobre como lidar com essas dúvidas e qual o tipo de serviço mais adequado para cada caso.
De acordo com o médico Cristiano Pinto, que atuou para que a parceria entre o Município e a ShareCare Brasil fosse firmada, o impacto indireto desse atendimento repercute em todo o sistema de saúde, auxiliando na prevenção de doenças e na redução do número de internações. Além disso, o atendimento pelos profissionais de saúde também colabora para trazer tranquilidade para as pessoas, segundo o médico.
“O maior benefício é a diminuição de sofrimento da população. Quando nossas dúvidas estão relacionadas à própria saúde e de nossos familiares, uma sensação de ansiedade e insegurança toma conta”, afirma Cristiano. Outros benefícios, segundo ele, são “a diminuição das filas em Unidades de Saúde, da automedicação desnecessária, do deslocamentos das pessoas sem necessidades, do número de exames e consultas”.
Etapas do atendimento
1 Identificação - Nessa etapa é necessário que o usuário forneça dados simples que comprovem sua identidade e localização. Por exemplo: nome, endereço, data de nascimento, CPF e telefone de contato.
2 Relato - Em seguida, é o momento de o usuário expor as suas queixas e/ou dúvidas. Do outro lado, estará um enfermeiro que irá escutar e fazer algumas perguntas.
3 Desenvolvimento - Nessa fase o atendente já possui uma ideia se o caso do usuário precisará de um atendimento especializado de um profissional médico, seja por telefone ou mesmo presencial, como uma avaliação médica no mesmo dia, avaliação médica posterior ou uma transferência pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
4 Conclusão - Para finalizar o atendimento, o usuário receberá algumas orientações sobre aquilo que deve fazer. Em alguns casos, o serviço da ShareCare fara o acompanhamento da evolução dos seus sintomas. Entrará em contato através do número de telefone fornecido, no dia e hora agendados.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Foto: Assessoria PMI