13/11/2023
Na manhã de terça-feira (07), o município de Teixeira Soares ganhou um importante reconhecimento: o selo Caixa Gestão Sustentável nível Cristal. Durante a cerimônia o superintendente executivo de governo, Marques Calixto entregou o certificado ao prefeito municipal Lula Thomaz. O selo é um reconhecimento da Caixa Econômica Federal e resultado da dedicação e preocupação com o desenvolvimento do município através do trabalho do Executivo e do Legislativo.
O município de Teixeira Soares atingiu 13 indicadores, entre eles estão o índice de tratamento de esgoto, coleta seletiva, saneamento básico, cobertura de UBS e APS, qualidade educação, vulnerabilidade social, capacidade de investimentos, capacidade de pagamento, atendimento à LRF – Despesas com Pessoal, regularidade das contas públicas - CAUC, certificação de governança, pegada de carbono e plano de gerenciamento de riscos e desastres.
“Esse selo garante uma administração séria e com sustentabilidade. Foi uma luta muito grande para conseguirmos esse selo, provando que com uma equipe coesa e unida nós podemos melhorar cada vez mais, e vamos em busca do selo diamante”, comemora o prefeito Lula Thomaz.
O evento também contou com a participação da vice-prefeita Juliana Belinoski, do presidente da Câmara de Vereadores Carlos Gorte, do vereador Geronimo Tasior, da superintendente executiva de varejo, Anita Martinelli Palma Antonieto; do gerente geral de Rede, Alain Rafael Bottega; do gerente de Filial de governo, Célio Américo Isidoro; da coordenadora de filial de governo, Kelly Cristina Bottega; do supervisor de filial de governo, Jeferson César Peres e equipe da administração municipal.
Selo Gestão Sustentável Caixa
O selo é um reconhecimento concedido pela Caixa Econômica Federal aos municípios que, a partir de uma avaliação com 20 indicadores, apresentam indicadores públicos que apontam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública local. Entre os benefícios está o fácil acesso e mais facilidades na contratação de serviços da instituição.
Os indicadores são separados em quatro categorias:
Ambiental: acesso à água; acesso à coleta de esgoto; índice de tratamento de esgoto; coleta seletiva; saneamento básico; e eficiência energética.
Social: cobertura de atendimento por creche; cobertura de Unidade Básica de Saúde (UBS) e Atenção Primária à Saúde (APS); qualidade da educação básica; atualização cadastral - CadÚnico; plano municipal de habitação; e vulnerabilidade social.
Governança: capacidade de investimentos; atendimento à LRF - Despesas com pessoal; regularidade contas públicas - CAUC; capacidade de pagamento - CAPAG; certificação em governança; adoção do BIM - (Building Information Modeling).
Climático: pegada de Carbono; e plano de gerenciamento de riscos.
O Selo Azul também é uma maneira de apoiar os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS com ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Texto/Foto: Assessoria PMTS