facebook
15/03/2021

Teixeira Soares lança o programa Pró Edifica para melhorar a economia e gerar empregos

Teixeira Soares lança o programa Pró Edifica para melhorar a economia e gerar empregos

Para motivar novos investimentos em Teixeira Soares, recentemente foi criado o programa Pró Edifica, que tem como foco incentivar a construção civil e, consequentemente, a geração de empregos.

Segundo o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, o programa surgiu a partir de conversas com o secretário de Administração, Levi Varella da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Acordi e com a vice-prefeita, Juliana Belinoski.

“A prefeitura quer ser parceira do empresário que vem para o município investir em construção civil, dando a estrutura de terraplanagem, tirando o ônus de infraestrutura básica. E outros investidores que se interessem na área do agronegócio, que está em alta, a prefeitura estará fazendo estas parcerias também”, explica Lula Thomaz.

De acordo com o prefeito, o poder público precisa criar alternativas para dar maiores possibilidades de emprego para as pessoas. “É um programa bastante complexo e audacioso pela situação econômica que os municípios vivem, mas precisamos dar estas oportunidades”, disse.

Outra meta do Pró Edifica e ser um mecanismo para a redução do déficit habitacional em Teixeira Soares. Lula Thomaz relata que há diversas faixas de pessoas que precisam de habitação.  Alguns podem pagar uma parcela baixa, outros têm condições de pagar um valor mais alto. Ele destaca que devido ao custo da infraestrutura básica ser diluído, graças à ajuda do poder público seguindo os critérios do programa, o empreendedor poderá baratear o custo das habitações para os munícipes.

O prefeito citou ainda que, se a situação econômica permitir, há a possibilidade de o município adquirir terrenos e fazer parcerias com empresas locais ou empresas de fora, para que se instalem em Teixeira Soares. “Temos a certeza de que estamos no caminho certo, buscando parcerias saudáveis entre o público e o privado”, disse Lula Thomaz. 

No meio o rural, o projeto também poderá contribuir com o agricultor que vai, por exemplo, construir um silo de grande porte, pois quando ele expande as atividades em sua propriedade também gera novos empregos. O auxílio é similar ao oferecido aos empresários, ou seja, infraestrutura de terraplanagem e melhoria do acesso ao local da obra. 

Como vai funcionar o Pró Edifica

O secretário de Administração explica que o programa foi pensado com o objetivo de ajudar o investidor – pessoa física ou pessoa jurídica –, mas tendo como garantia a contrapartida de que ele irá gerar emprego para a população. Ou seja, o empresário terá benefícios na sua instalação e para isso precisa proporcionar vantagem social ou econômica ao município. No Pró Edifica, todos estes fatores serão avaliados antes do investimento.

“A prefeitura, para empreender em áreas particulares, precisa da aprovação do Legislativo, por isso fizemos um projeto de lei que assegura que cada investidor que for se beneficiar deste programa terá que dar uma contrapartida em favor do município”, informa Levi.

No programa foi estabelecido um limite de área a ser trabalhada, segundo o secretário, tendo como princípio contribuir com a terraplanagem e o acesso, que são os dois fatores com maiores demandas por parte de quem vai construir.

 “Há aqueles empreendedores que vão trazer alguma obra grande que vai empregar, a princípio as próprias pessoas que irão trabalhar na construção civil, e em segundo plano o que vai trazer para o futuro”, disse o secretário referindo-se ao desenvolvimento econômico de Teixeira Soares e à geração de receitas tributárias no município.

Câmara e Prefeitura

A Câmara Municipal de Teixeira Soares trabalha em conjunto com o Executivo para trazer novos investimentos ao município.

De acordo com o presidente da Câmara, Marcelo Acordi,  no quadro urbano, o setor que mais emprega é a construção civil, por isso viram a necessidade de incentivar o desenvolvimento do setor, mesmo com a pandemia.

O projeto de lei que cria o Programa Pró Edifica já foi encaminhado pelo Executivo para a apreciação dos vereadores.

“O plano já está na Câmara, será discutido e votado. Na próxima sessão iniciaremos as discussões para que possa ser implementado e traga os resultados tão desejados. A maioria dos vereadores está sentindo a necessidade de apoiar este projeto, pois vai fomentar a economia”, ressalta Acordi.  

Kadesh chegando

O prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz frisou que, além da criação do Pró Edifica para incentivar a geração de empregos, a empresa de calçados Kadesh está se instalando no município e oferecerá mais de 100 empregos para a população.

Lula destaca que a vinda desta indústria traz esperança para os que estão necessitados de emprego. “Estamos abertos a novos investimentos, quero dizer que a prefeitura quer ser e será o parceiro forte para sairmos desta situação econômica difícil que vivemos”, comenta.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS