facebook

Teixeira Soares inaugura réplica de Estação de Trem

20/12/2023

Teixeira Soares inaugura réplica de Estação de Trem

Uma réplica de Estação de Trem foi inaugurada na noite de sexta-feira (15), em Teixeira Soares. O local, que homenageia todos os teixeira-soarenses que trabalharam na ferrovia e ajudaram no desenvolvimento do município, traz o nome do ferroviário Manoel Corrêa Machado.

Situada em frente à Praça Manoel Ogero Dias, na Avenida Prefeito José Viana, o local representa parte da história do município e de seu desenvolvimento motivado pela ferrovia.

“Inauguramos, na sexta-feira, a réplica de locomotiva. Teixeira Soares nasceu através do trem, e muitas pessoas fizeram parte desta história. Não consigo nomear todas as pessoas que fizeram a construção do trilho, pessoas que até deram a vida nesse projeto importante que trouxe o progresso para o município”, pontua o prefeito Lula Thomaz.

Na data, a bisneta de Manoel Machado fez uma apresentação de violino e a neta leu uma homenagem aos presentes. Eloi Ruppel, filho do ex-ferroviário Osvaldo Ruppel, fez uma homenagem ao som de trompete.

Além dos familiares dos ex-ferroviários e do prefeito Lula Thomaz, também participaram do evento, a vice-prefeita Juliana Belinoski e os vereadores Carlos Gorte, Claudinei de Souza e Marcelo Acordi.

Maneco Machado

Manoel Corrêa Machado, conhecido pela população teixeira-soarense como "Maneco Machado", escreveu sua história no município. Filho de Augusto Corrêa Machado e Maria Cândida Sevaibriq, nasceu em Teixeira Soares, em 1923. Neste mesmo município, em 1956, casou-se com Maria Olga Colesel Machado, com quem teve 11 filhos.

Na ferrovia, trabalhando na Rede Ferroviária Federal S/A, iniciou suas atividades em 09 de abril de 1951, sendo nomeado Guarda Chaves classe A em 01 de março de 1952. Foi um funcionário dedicado e exemplar, que mantinha e tinha por seu local de trabalho muito zelo. Trabalhou no local por 30 anos, aposentando-se no dia 31 de agosto de 1982.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMTS

Fotos: Assessoria PMTS

Comentários

🗞️📰 Edição 1567 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580