Teixeira Soares define últimos detalhes para criação da Feira do Produtor
No final da tarde de terça-feira (24), o prefeito de Teixeira Soares Lula Thomaz recebeu o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), o veterinário Fernando Kuhn, e secretários municipais para discutir os últimos detalhes do Projeto de Lei que cria a Feira do Produtor.
De acordo com o prefeito, já ocorreram várias discussões envolvendo o CMDR e a atual gestão para serem definidas as normas de funcionamento da Feira. “Temos já um escopo, um anteprojeto, que será levado à Câmara Municipal para ser regulamentada a lei da tão sonhada Feira do Produtor, um marco importante da agricultura familiar no Município de Teixeira Soares”, disse Lula Thomaz.
A Feira será instalada em um barracão que está sendo construído na área central da cidade, atrás da igreja matriz. Haverá a divisão do espaço em boxes a serem utilizados pelos produtores rurais. De acordo com o secretário municipal de Agricultura André Schapuis, está sendo desenvolvida toda a legislação com as normas para a seleção dos produtores e funcionamento da Feira para que “quando o barracão estiver pronto, os agricultores já possam começar a vender os seus produtos”.
Segundo ele, todos os interessados poderão fazer parte da seleção, que será igualitária. “Ninguém vai ter privilégio por estar em uma associação, todos poderão participar”, afirma Schapuis.
De acordo com a demanda, com o número de interessados em expor e vender seus produtos é que serão estabelecidos os dias de funcionamento da Feira do Produtor de Teixeira Soares. Poderão ser comercializados frutas, verduras, grãos, compotas, pães, queijos, artesanato e demais produtos da agricultura familiar. “Tudo, exceto animais vivos, poderá ser vendido, desde que respeitadas as normas sanitárias”, explica o secretário de Agricultura.
O prefeito cita que haverá reflexos positivos para na geração de renda para os agricultores e que a população também será beneficiada. “Quem ganha com isso é a agricultura familiar de Teixeira Soares, onde vai ter um local adequado, um local aconchegante, e a nossa população, que irá ganhar muito com os produtos vindos da agricultura familiar, gerando rendas a homens e mulheres do campo”, afirma Lula Thomaz.
Também participaram da reunião com o CMDR, a vice-prefeita Juliana Belinoski, o secretário municipal de Agricultura André Schapuis, o secretário de Administração Levi Varella da Silva, o secretário de Finanças Bruno Mamud e o controlador interno Darcísio Urnau.
Próximos passos
O anteprojeto discutido nesta semana seguiu para avaliação pelo departamento Jurídico da Prefeitura da Teixeira Soares e depois será encaminhado para análise da Câmara Municipal. Enquanto isso, prosseguem as obras do barracão da Feira do Produtor.
Segundo o secretário de Agricultura André Schapuis a expectativa é de que a construção do espaço seja concluída em no máximo 90 dias. E que já no primeiro semestre de 2021 a Feira do Produtor possa começar a funcionar.
Ecotroca
Está sendo implantado em Teixeira Soares o programa Ecotroca, que permitirá a troca de recicláveis por produtos da agricultura familiar. A Feira do P

