Tecpar alerta sobre riscos de produtos elétricos fora das normas
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), pertencente ao Governo do Estado, orienta consumidores e empresários sobre os riscos da aquisição de cabos elétricos clandestinos, ou seja, de produtos que não têm suas práticas de fabricação em conformidade com as normas de segurança, o que pode causar acidentes e incêndios.
“Uma forma de assegurar que um produto elétrico atende aos padrões de qualidade e segurança é a certificação feita por um organismo independente. O Tecpar é um dos organismos acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para avaliar e certificar de produtos elétricos como fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, plugues, tomadas e interruptores. Essa certificação garante que o produto foi devidamente testado e é seguro para uso”, afirma o gerente do Tecpar Certificação, Fábio Corrales.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica , divulgado neste ano pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), a incidência de incêndios de origem elétrica tem aumentado ao longo dos anos. Em 2024 foram registrados 1.186 incêndios por sobrecarga de energia ou curto-circuito no país, causando 50 vítimas fatais. Em 2023 foram 963 incêndios.
O documento cita que parte desses incêndios são gerados a partir do uso de fios e cabos fora de normalização, em que fabricantes removem parte do cobre e colocam no mercado produtos com menor capacidade de condução de corrente, com informações falsas que levam o cliente a ser enganado.
No Brasil, há uma lista de produtos elétricos como fios, cabos, plugues, tomadas e interruptores obrigados a ter a marca de conformidade para serem comercializados no mercado nacional, como forma de assegurar que sejam utilizados com segurança. Sua fabricação precisa seguir normas definidas na legislação e a fiscalização é feita pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
No site do Inmetro é possível conferir a lista de produtos certificados.
Certificação voluntária
Com o objetivo de oferecer aos seus clientes produtos com qualidade garantida, a Cablie Condutores Elétricos, localizada em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, buscou o Tecpar para obter a certificação. Há oito anos no mercado, fabrica cabos especiais, fornecendo para empresas de engenharia, distribuição e geração de energia. Entre os seus clientes estão a Eletrobras Furnas, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Copel.
Pedro Iacono Filho, CEO da empresa, conta que percebeu uma maior visibilidade e credibilidade junto aos clientes já a partir da obtenção da certificaç&ati