facebook

Supervisão e alerta podem evitar 85% dos afogamentos, segundo Corpo de Bombeiros

26/02/2025

Supervisão e alerta podem evitar 85% dos afogamentos, segundo Corpo de Bombeiros

A morte de três jovens em diferentes cachoeiras da região, nos últimos dias, traz um alerta sobre a necessidade de colocar em prática as atitudes preventivas para evitar tragédias. Confira as orientações do Corpo de Bombeiros para desfrutar momentos de lazer com segurança em praias, rios, lagos, represas

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Nos últimos dias, três jovens perderam a vida em cachoeiras da região. Os casos aconteceram em Irati, Ipiranga e Ponta Grossa, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros devido aos afogamentos. Para evitar tragédias como estas, o Corpo de Bombeiros reforça a importância da prevenção e do respeito às regras de segurança ao frequentar cachoeiras, rios, lagos e outros pontos turísticos naturais.

Casos

Na Cachoeira da Mariquinha, em Ponta Grossa, no domingo (16), um jovem de 23 anos morreu ao cair na água enquanto andava de costas para tirar uma foto. O local estava movimentado, e outros banhistas tentaram resgatá-lo, mas não conseguiram.

Na Cachoeira do Pinho, em Irati, o jovem João Eduardo Snaider Lau, de 21 anos, desapareceu no domingo (9) e seu corpo foi encontrado apenas na manhã de segunda-feira (10). Dez bombeiros de Irati e um de São Mateus do Sul participaram das buscas.

Em Ipiranga, um adolescente de 15 anos também perdeu a vida em uma cachoeira na área rural do município. Maicon Oniercing foi levado pela correnteza no domingo (9). Testemunhas tentaram socorrê-lo, mas não conseguiram. O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no mesmo dia, localizando o corpo na segunda-feira (10).

7 mil mortes por ano no Brasil

No verão é comum que o Corpo de Bombeiros atenda vítimas de afogamento em praias, rios, lagos, represas. “Recentemente tivemos atendimentos na região de Irati, Prudentópolis, Ponta Grossa, Ipiranga. Associamos a causa à falta de prevenção e cuidado. No mundo, cerca de 500 mil pessoas morrem afogadas por ano, no Brasil esse número é bastante alto também, aproximadamente 7 mil pessoas. É preciso ter cuidado, afogamento não é acidente, não acontece por acaso, tem prevenção, e esta é a melhor forma de tratamento!", destaca o 1° tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Murilo Majed Maltaca, comandante do 1º Pelotão BM – Irati.

Ele enfatiza que "de forma geral, poucas atitudes preventivas são colocadas em prática, a providência é tomada apenas depois que os afogamentos acontecem”. Segundo o 1° tenente, uma atuação proativa é a solução mais eficaz para o problema. “Estima-se que 85% dos afogamentos no mundo podem ser evitados através da supervisão e alerta, e que essa é a intervenção mais importante de todas", frisa Maltaca.

 

BOX

Como evitar afogamentos

Entre as principais recomendações do Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos estão: evitar ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes de entrar na água; nadar longe de pedras ou estacas; certificar-se da profundidade da região antes de mergulhar; observar as condições do local ao pescar em pedras; não confiar em boias de braço como medida de segurança e, sobretudo, não deixar crianças sozinhas na água sem supervisão de um adulto.

Em caso de afogamento, a recomendação do Corpo de Bombeiros é não entrar na água para resgatar a vítima sem treinamento adequado para não se tornar outra vítima. O ideal é tentar alcançar algum objeto para puxar a pessoa que estiver se afogando. Por exemplo uma boia, corda, ou outro objeto flutuante e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, para receber orientações até a chegada da equipe de resgate.

Da Redação/Hoje Centro Sul

Comentários

A Edição 1668 do Jornal Hoje Centro Sul já está nas bancas! 🗞️📰
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580