facebook

Startups paranaenses oferecem soluções gratuitas para produtores rurais durante pandemia

Empresas foram selecionadas no "Desafio Covid-19: soluções digitais para o agronegócio", fruto de parceria entre Sicredi, Bayer, Orbia e AgTech Garage

15/05/2020

Startups paranaenses oferecem soluções gratuitas para produtores rurais durante pandemia

Nos últimos quatro meses, os impactos da pandemia do novo coronavírus começaram a estabelecer novas formas de relacionamento no mundo todo. No Brasil, estes efeitos passaram a ser vivenciados mais especificamente a partir do mês de março, quando medidas de distanciamento social foram implementadas em estados e municípios. 

Diante deste cenário e também ciente de que o agronegócio precisa manter suas atividades para garantir o abastecimento e o acesso da população aos alimentos, a Bayer, em parceria com Sicredi, Orbia e o AgTech Garage, lançou, em 31 de março, o "Desafio Covid-19: soluções digitais para o agronegócio". A iniciativa foi criada com o objetivo de promover a difusão e a adoção de soluções confiáveis e de alto impacto desenvolvidas por startups para produtores rurais. 

Entre as empresas selecionadas pelo projeto estão três startups paranaenses - duas de Londrina e uma de Campo Mourão. A Bart Digital apresenta uma solução online para realização de operações de barter, que auxilia nos processos de financiamento agrícola, em especial relativos à emissão de recebíveis e garantias. Além de facilitar a busca de informações necessárias à avaliação das garantias, a solução da startup de Londrina realiza conexão de parceiros de negócios e monitoramento das operações. 

Também do Norte do estado, a Fito app é especializada na emissão de documentos eletrônicos com validade legal para o agronegócio, em especial emissão de receituário agronômico por meio de dispositivos móveis com assinatura eletrônica ou digital. Nascida em Campo Mourão, a Trucker automatiza o processo de cotação e contratação dos fretes. O produtor indica na plataforma sua necessidade de frete e as transportadoras cadastradas disponibilizam seus serviços permitindo ao produtor escolher aquela que é mais viável para a execução. 

A partir de agora, as soluções destas três empresas e outras 17 selecionadas já estão disponíveis na plataforma Orbia para acesso gratuito. As ferramentas funcionarão de forma facilitada para os produtores rurais de todo Brasil, pelos próximos dois meses, auxiliando-os durante a pandemia da Covid-19. 

Conheça todas as startups selecionadas 

Agrare  - empresa especializada em solução de gestão agrícola e pecuária permitindo ao produtor ter melhor rentabilidade do negócio, com informações que ajudarão na melhor tomada de decisão. 

AgriConnected - ajuda aos pequenos e médios produtores agrícolas no gerenciamento das atividades no campo e na otimização da frota de máquinas e implementos agrícolas com o uso de inteligência artificial, informações de cultivo e geolocalização. Tornando mais eficiente todo o planejamento e a utilização do maquinário, levando a uma diminuição considerável dos custos de operação e melhora na qualidade do produto final. 

AgriQ - startup especializada em emissão de receituário agronômico de maneira digital. 

Agromove - através de um software, a empresa utiliza diversos parâmetros para indicar tendências do mercado e sinalizar aos produtores os melhores momentos para comprar e vender boi gordo, bezerro, soja e milho. 

Atomic Agro  - oferece uma ferramenta de digitalização do processo de escolha de insumos, gestão da safra como planejamento e acompanhamento do manejo, e uma rede colaborativa com mais de 6.000 produtores usando o aplicativo. 

Brain Agriculture  - ferramenta de automação na busca documental, evitando a necessidade de procurar órgãos públicos, escritórios de contabilidade e jurídico, levando agilidade e segurança para as demandas do dia a dia. 

E-ctare - plataforma para a liquidação de safra. A empresa oferece a antecipação de recebíveis e crédito com base na safra depositada em armazéns credenciados. O produtor com acesso ao aplicativo pode vender, pagar e receber à distância, sem qualquer contato com compradores da sua safra e vendedores de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas. 

Elysios - por meio de um software agrícola, a empresa oferece soluções de gestão de propriedade, integração de produtores e controle de cultivos. Focada na gestão e na rastreabilidade para produtores de frutas, legumes e verduras. 

Farm B ox - a agtech faz a gestão operacional das fazendas com o auxílio de uma ferramenta, com a qual é possível controlar a operação desde a janela de plantio, as ameaças das lavouras (pragas, doenças, plantas daninhas, clima, atrasos operacionais), estoques, colheita, além de melhorar a comunicação entre as equipes. 

JetBov - startup que trabalha com um software de gestão que permite o controle zootécnico para pecuária de corte e gestão da atividade garantindo maior rentabilidade ao produtor rural. 

Luckro  - empresa que desenvolveu uma ferramenta que trabalha com fotos certificadas, permitindo a troca de imagens entre compradores e vendedores facilitando rastreabilidade e transações de compra e venda de forma remota. 

MyFarm - oferece uma solução de gestão agrícola permitindo ao produtor ter melhor rentabilidade do negócio, com informações que serão insumos para a melhor tomada de decisão. Além de cumprir as obrigações legais do negócio, como controle de notas fiscais, por exemplo. 

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580