Solenidade em homenagem à Bandeira acontece em Irati

Por Redação 3 min de leitura

Aconteceu na última segunda-feira (19), a solenidade em homenagem à Bandeira, na Praça Edgard Andrade Gomes, em Irati.

Idealizado pelo Rotary Club de Irati, com apoio da Prefeitura Municipal de Irati e secretarias de Educação e Cultura, o hasteamento da Bandeira Nacional acontece anualmente no dia 19 de novembro. A data marca o dia em que a bandeira passou a ser símbolo oficial da Nação.

Enezito Ruppel, presidente do Rotary Club de Irati, fez a entrega de óculos para crianças com necessidades visuais através do projeto Boa Visão. Foi entregue também, uma placa do Rotary Club ao Corpo de Bombeiros de Irati, em agradecimento aos 70 anos de serviços prestados.

O projeto distrital “Erga esta Bandeira”, realizado pelo Rotary Club, fez a premiação de frases e desenhos, no qual alunos da escola CAIC foram premiados este ano. Enezito Ruppel, um dos fundadores do projeto, comentou a importância. “Um projeto que nós começamos desenvolver e acabou em nível de estado. Todo dia da bandeira nós temos esse momento. Esse projeto em Irati já tem 20 anos”, disse.

A banda marcial do CAIC João Paulo II também esteve presente representando a cultura musical e executando o Hino da Bandeira.

O prefeito municipal de Irati, Jorge Derbli, fez os agradecimentos ao Rotary Club. “Ao Rotary Club, mais uma vez meu agradecimento a vocês por essa atitude, por esse projeto, com a doação de óculos para essas crianças, pela premiação as frases e por esse trabalho pela nossa bandeira”, disse.

Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira é comemorado anualmente em 19 de novembro. Esta data não é feriado nacional no Brasil. Nesta mesma data, em 1889, ocorreu a instituição da bandeira republicana nacional como bandeira oficial do Brasil, daí vem a origem da celebração à Bandeira Nacional em 19 de novembro. A nova bandeira foi adotada pelo decreto nº 4, no dia 19 daquele ano.

Mesmo após sua oficialização, a Bandeira do Brasil passou por pequenas alterações. No dia 11 de maio de 1992, a bandeira passou a ter 27 estrelas, no lugar de 22, de forma a incluir os novos estados da federação.

O Brasil, entretanto, desde sua descoberta teve outros 12 modelos de bandeira. Dessas, apenas três foram criadas após a independência do Brasil, já as anteriores eram bandeiras portuguesas, que foram utilizadas no Brasil da época de Pedro Álvares Cabral, até 1822.

Enquanto o território brasileiro ainda era apenas parte da América Portuguesa, ele não possuía uma bandeira própria, pois era tradição de Portugal hastear a bandeira do reino em todos os territórios pertencentes à sua Coroa.

Durante esse período, oito bandeiras foram hasteadas, e sua transição refletia as mudanças políticas de Portugal. Foram elas Ordem de Cristo (1319-1651), Bandeira Real (1500-1521), Bandeira de Dom João III (1521-1616), Bandeira do Domínio Espanhol (1616-1640), Bandeira da Restauração (1640-1656), Bandeira do Principado do Brasil (1645-1816), Bandeira de D. Pedro II (1683 – 1706) e Bandeira Real do Século XVII (1600–1700).

Com a vinda da família real para o Brasil em 1808, houveram algumas mudanças, como a elevação do título de principado para Reino Unido, o que fez com que a bandeira vigente mudasse novamente por duas vezes. Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve (1816 -1821) e Bandeira