Sobrecarga por causa de eletrodomésticos pode causar incêndios

Por Redação 3 min de leitura

Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati dá dicas sobre quais cuidados ter para que eletrodomésticos não gerem sobrecarga

Os eletrodomésticos estão muito presentes nas tarefas do dia a dia nas residências. Aos olhos da maioria das pessoas, eles são inofensivos e apresentam pouco risco ao serem ligados na tomada. Porém, alguns cuidados são necessários para que esses aparelhos funcionem corretamente e não causem um curto-circuito ou até mesmo um incêndio.

A comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, tenente Carla Spak, explica que uma das principais causas de incêndios é o superaquecimento de tomadas devido à sobrecarga de eletrodomésticos. “Na maioria dos incêndios que atendemos, vemos que começou em fiação elétrica. A fiação elétrica é preparada para determinado aquecimento, quando ocorre um superaquecimento, os fios derretem e acabam aquecendo lugares como o forro de madeira ou PVC, o que vai causar o incêndio,” explica.

A orientação é que ao adquirir um eletrodoméstico sejam checadas as tomadas com um eletricista para evitar que o aparelho queime ou cause um incêndio. “Se eu vou comprar um aparelho novo, preciso saber qual a necessidade desse aparelho, que tipo de tomada, porque muitas vezes as tomadas das casas não têm amperagem correta com o aparelho. É necessário procurar um eletricista e ver quais são as condições da sua casa e ele vai orientar a troca de fios para que a tomada consiga atender o eletrodoméstico o qual você esteja querendo colocar dentro da sua residência”, disse a tenente.

Dentre os aparelhos que exigem mais adequação das instalações da rede elétrica, ela cita o ar condicionado como exemplo. “Hoje com poder aquisitivo maior, muitas casas acabam instalando o ar condicionado. Esse aparelho necessita de um pouco mais de amperagem para poder funcionar. Se você não estiver com sua rede elétrica atualizada e revisada, pode ser que ocorra uma sobrecarga nessa fiação. Grandes incêndios acontecem por conta de uma sobrecarga devido a ter muitos aparelhos de ar condicionado em uma mesma ligação elétrica e isso cria um curto”, explica a comandante do Corpo de Bombeiros.

Sobrecarga em tomadas

Independente de ser novo ou antigo, qualquer eletrodoméstico pode provocar sobrecarga, e os riscos aumentam muito quando vários são ligados na mesma tomada, comenta a tenente Carla Spak.   “Cada aparelho demanda uma quantidade de eletricidade, não está condicionado a ele ser novo ou antigo. Muitas residências têm equipamentos antigos que nunca deram problemas. Os acidentes que acontecem é porque vários eletrodomésticos estão ligados ao mesmo tempo”, conta.

Porém, para quem não quer contratar um eletricista e precisa ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, pode haver uma saída. “É recomendado usar as réguas [tomada com várias entradas, parecido com adaptador de tomada T]. Hoje as réguas têm o fusível que vai queimar antes de sobrecarregar a tua tomada, pode ser uma forma de se prevenir. Mas usar somente as tomadas disponíveis por aquela régua. E não colocar outra régua na régua, porque isso acaba sobrecarregando”, explica a tenente.

Texto: Da Redação/ Hoje Centro Sul

Foto: Jonas Stefanechen/ Hoje Centro Sul