Sistema FIEP oferece 80 vagas para quem pretende concluir os estudos no EJA
Aulas são gratuitas e começam de forma online em fevereiro, por meio do Colégio SESI
O Sistema FIEP está oferecendo 80 vagas para pessoas que pretendem concluir os estudos do Ensino Fundamental e Médio por meio da modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). As aulas são gratuitas e realizadas de forma online, por meio do Colégio SESI, em Irati. No ano passado, mais de 500 alunos concluíram seus estudos.
Neste ano, são 40 vagas disponibilizadas no Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, com data de início das aulas no dia 21 de fevereiro, e 40 vagas de Ensino Fundamental, do 5º ao 9º ano, com início no dia 8 de fevereiro. Para as duas turmas, as vagas são ofertadas para pessoas a partir de 18 anos.
O Ensino Fundamental pode ser concluído em até dois anos e o Ensino Médio em até um ano e meio. O colégio possui acompanhamento pedagógico. “Temos um acompanhamento pedagógico na nossa unidade que é fantástico. Conseguimos acompanhar esses alunos, a gente tem esse feedback com os alunos, bem bacana”, explica a funcionária do setor de relações comerciais do SENAI, Maraisa Castro.
Além dessas vagas, mais turmas poderão ser abertas ao longo do ano, caso tenha uma grande procura. “Como está no início do ano, sabemos que poderá ter mais turmas. Vamos vir com mais turmas aqui, se preencher o número de alunos dessa turma, nós já disponibilizamos a próxima. Até a data de início da turma, que é dia 21 de fevereiro, do Ensino Médio, vamos estar recebendo matrícula nessa turma. Se o aluno levar depois dessa data, vamos colocando ele para próxima turma. E se, por exemplo, já amanhã acabarem as vagas e o pessoal continuar nos procurando, vamos pegar a documentação para próxima turma que a gente vai ter também. Ainda não temos data da próxima turma, mas já sabemos que vai acontecer várias turmas esse ano”, disse.
A metodologia do EJA no Colégio SESI permite que os alunos acessem o conteúdo online, em uma plataforma, com acompanhamento pedagógico no WhatsApp e uma equipe que faz a consulta de frequência dos alunos. “Ele vai ter o login e a senha dele através de um link que vai ser passado para ele no dia da inclusão digital, tudo bem certinho, como que acessa. Fazemos uma ambientalização com ele para ter uma familiaridade com a plataforma. E vai acompanhando nos primeiros dias, nos primeiros passos, depois fica mais tranquilo para acessar”, conta Maraisa.
Outra diferença é que o ensino é feito por disciplinas e não por séries. “Os alunos têm acesso a uma plataforma. Ele vai fazendo por disciplina. Não é por série. Por exemplo, temos bastante alunos que nos procuram com dúvida. Por exemplo: ‘Eu parei no 3º ano do Ensino Médio, vou demorar um ano e meio para concluir?’. Vai. Vai demorar um ano e meio porque fazemos por disciplina. Se o aluno parou no 1º, 2º ou 3º ano, não faz diferença. Salvo se ele fez por matéria. Se ele já eliminou algumas disciplinas, conseguimos abreviar esse tempo dele de conclusão”, explica.
Na plataforma, o aluno encontrará aulas gravadas e ao vivo. As aulas ao vivo também ficam disponíveis por um determinado tempo, caso o aluno queira rever. “O aluno não conseguiu acessar naquele horário. Ele vai poder acessar conforme ele se programar para assistir depois da aula, bem tranquilamente”, detalha.
O acompanhamento pedagógico por meio do WhatsApp também ajuda o aluno a esclarecer as d

