facebook
29/10/2021

Sicredi lança projeto de reaproveitamento de óleo de cozinha em Irati

Foram instalados coletores nas agências do Sicredi no município de Irati(PR) e na Unicentro. O material arrecadado será transformado em produtos de limpeza doados a entidades assistenciais

Sicredi lança projeto de reaproveitamento de óleo de cozinha em Irati

A Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ iniciou em setembro o projeto Atitude Consciente com o objetivo de recolher óleo de cozinha de restaurantes, panificadoras e da comunidade em geral, para destiná-lo para o reaproveitamento, com a transformação do material em produtos de limpeza. A iniciativa inspirada na ação já realizada pela Sicredi Campos Gerais PR/SP agora está sendo desenvolvida em Irati (PR) com a participação das agências Sicredi no município, da Preserve Ambiental e empresas locais.

Pelo projeto, foram instalados coletores de óleo de cozinha nas duas agências do Sicredi em Irati (PR), no Espaço Gourmet e na Unicentro. Na universidade, o ponto de coleta é destinado tanto para os acadêmicos realizarem a entrega quanto para descarte do Restaurante Universitário. Mensalmente, a empresa Preserve Ambiental fará a coleta e ficará encarregada pelo recolhimento, beneficiamento do óleo e das embalagens plásticas utilizadas para o transporte até os pontos de arrecadação.

De acordo com a cooperativa, todo o material arrecadado será contabilizado mensalmente. “A empresa Preserve Ambiental já tem oito anos de experiência e presta serviços à Sicredi Campos Gerais PR/SP no projeto em que a cooperativa foi pioneira. A empresa possui diversas certificações ambientais, o que garante um bom serviço prestado”, afirma a gerente da agência Rua Antonio Cavalin, Francislene Kruppa de Moraes.

Benefícios ambientais e sociais

Estima-se que um litro de óleo de cozinha usado pode contaminar cerca de  20 mil litros de água. Por isso, a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, firme no propósito e na estratégia de sustentabilidade, tem atuado com projetos para geração de impacto positivo nas comunidades onde atua. De acordo com a cooperativa, os materiais de limpeza produzidos com o óleo serão destinados a entidades assistências de Irati.

Já existem planos de ampliação do projeto. Para isso, estão sendo realizadas visitas em empresas do municípios e planejadas parcerias com escolas. “Ainda precisamos criar o hábito de guardar o óleo e nos conscientizar do quão importante é darmos a ele o destino correto. Essa é mais uma ação da cooperativa que conta com a colaboração de toda a comunidade para a promoção de uma sociedade mais próspera", finaliza o gerente da agência Sicredi Centro, Emerson de Lara.

Texto/Fotos: Assessoria Sicredi

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS