Serviços gratuitos: Paraná em Ação registrou mais de 5 mil atendimentos em Mallet
A feira de serviços Paraná em Ação realizada em Mallet, no Centro-Sul do Estado, levou diversos serviços gratuitos à população, concentrados em um mesmo local. Houve 5.410 atendimentos nos dois dias do evento, na quinta e na sexta-feira (24 e 25), recebendo mais de 1.350 cidadãos. A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) divulgou o balanço nesta segunda-feira (28).
Entre os destaques, a emissão de documentos como carteira de identidade, o cadastramento em programas sociais, intermediação de mão de obra, além de uma palestra realizada por profissionais da rede de atendimento socioeducativo do Paraná sobre os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que contou com 538 espectadores.
O público também teve acesso à confecção de outros documentos, serviços municipais e vacinação, quitação de pendências junto a órgãos públicos, oferta de vagas de estágio e para jovem aprendiz, capacitação profissional, orientação jurídica, além de exposições e programação voltada às crianças.
A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Seju, contou com apoio da Prefeitura de Mallet e participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), da Defensoria Pública do Estado (DPE-PR), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR), e diversas secretarias e órgãos estaduais
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“É sempre gratificante ver os números do Paraná em Ação, uma união de esforços de vários órgãos do Governo do Estado, com apoio das prefeituras, de órgãos do Sistema de Justiça e do setor produtivo, levando cidadania, oportunidade, saúde, emprego, qualificação e muito mais, de maneira gratuita num só lugar para todos os 399 municípios do Paraná”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.
Além da confecção de 378 Carteiras de Identidade Nacional (CINs), a Polícia Civil, por meio do programa PCPR na Comunidade, emitiu boletins de ocorrência e atestados de antecedentes criminais, e orientou sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas devem ser tomadas ao ser vítima de um crime, totalizando 1.656 atendimentos.
Também foram destaques os números de atendimentos do Detran (465) e da Sanepar (310). Cerca de 500 pessoas circularam na exposição da Polícia Militar Ambiental sobre o trabalho do batalhão especializado, os equipamentos utilizados e as espécies silvestres protegidas.
Na área de documentação, a população pôde emitir o Título de Eleitor, a Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, Carteira do Autista, Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência (PCDs), ID Jovem, e, ainda, a segunda via de certidões de nascimento e casamento.
Diversos programas estaduais estavam disponíveis, como o Casa Fácil, da Cohapar, o Água Solidária, da Sanepar, e o Energia Solidária, da Copel.
Município
A prefeitura, por meio da Secretaria de