02/06/2025
Na tarde de quarta-feira (28), o Senac de Irati realizou uma comemoração alusiva aos 54 anos da unidade no município. O evento, que ocorreu na sede da entidade, reuniu autoridades de todos os municípios da região de abrangência do Senac. Durante a solenidade, houve o anúncio de que as obras da sede do Sesi/Senac deverão ser retomadas em breve.
“Nós estamos no processo licitatório, já foi republicado o edital, e nós temos até o dia 26 de junho para abrir a proposta e identificar qual será a empresa vencedora”, conta o diretor geral da unidade, Denilson Alessi. Ele explica que as empresas interessadas em participar do certame licitatório enviarão suas propostas, é feita essa análise documental e a empresa vencedora será aquela que oferecer o menor preço. “Então, a empresa vencedora retoma a obra no decorrer de 30 dias, 40 dias após a concretização do processo licitatório”, afirma Denilson.
Também durante as comemorações do aniversário do Senac, foram apresentados os resultados da unidade de Irati em 2024 e nesses primeiros meses de 2025. Em 2024 foram investidos R$ 4,5 milhões para a oferta de cursos em Irati e região. Ao todo foram 1.373 matrículas realizadas no ano passado.
Entre janeiro e maio de 2025 já ocorreram 886 matrículas nos cursos oferecidos e o investimento nestas capacitações foi de R$ 2,1 milhões.
“Os cursos de maior destaque e grande procura são os cursos voltados à área de saúde e, principalmente, na área de beleza”, conta o diretor geral da unidade de Irati.
Neste mês de maio, o Senac conta com 320 alunos estudando. Eles integram as turmas do curso técnico em Enfermagem, técnico em Massoterapia, o Programa Jovem Aprendiz e vários cursos de qualificação profissional e gestão. “Lembrando que esses cursos não acontecem só em Irati. Nós temos vários cursos acontecendo nos municípios de Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Rebouças, Inácio Martins, Rio Azul e Mallet, que compreendem a nossa região de abrangência”, diz Denilson.
Presentes
Participaram da solenidade dos 54 anos do Senac de Irati, o prefeito de Rebouças Laercio Cipriano e o vice-prefeito Maurinho, a vice-prefeita de Irati Larissa Mazepa e o secretário de Indústria e Comércio Oscar Muchau, a presidente da Aciai Samara Coelho, o conselheiro da Federação do Comércio Rogério Vosnika, o presidente do Sindilojas Airton Trento, a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) Ana Carolina Zarpellon, o representante de Fiep Enezito Rupel, dentre outras autoridades regionais.
Da Redação/Hoje Centro Sul