facebook

Seladora de fotos é entregue ao CEDOC da Unicentro

06/08/2020

Seladora de fotos é entregue ao CEDOC da Unicentro

O Centro de Documentação e Memória (CEDOC), da Unicentro, Câmpus Irati, recebeu esta semana um equipamento para auxiliar a conservação adequada de fotografias e outros registros. Trata-se de uma seladora de poliéster, e o repasse faz parte de convênio entre Unicentro e Prefeitura de Irati. O Município adquiriu o equipamento e fez a cessão de uso ao CEDOC. Na oportunidade também foram repassados materiais para o processo de acondicionamento, como uma bobina poliéster 0,35 milímetros e papel alcalino alta gramatura.

Márcia Doré, que é a profissional arquivista deste centro na universidade, comenta que o equipamento sela a foto com poliéster e, assim, a protege do contato direto. “A mão tem suor, tem digital. Então, não é bom que você entregue a fotografia para o pesquisador e ele a manuseie, e nem a gente mesmo as toque para mudar de lugar”. Segundo Márcia, “esse equipamento vai ajudar a preservar o acervo da Prefeitura de Irati, que há no Centro em termo de comodato. Há um acervo grande de fotografias da Casa da Cultura que veio para cá, que foi reunido pelo Museu Municipal daquele espaço”.

A arquivista explica que “esse acervo tem cerca de mil fotografias, datadas desde a década de 1910, que estavam aguardando o processo de acondicionamento. Ou seja, precisavam ser embaladas individualmente para poderem ser finalmente arquivadas. O material foi transferido temporariamente para a Unicentro, desde que a Casa da Cultura de Irati entrou em obras, em 2016. Desde então, o Cedoc Irati tem trabalhado na restauração e conservação de documentos de texto avulsos e encadernados e também de algumas plantas de engenharia, que também compõem o acervo municipal”.

Com a seladora e o material de poliéster, as fotografias do município poderão ser devidamente organizadas pelo Centro de Documentação e Memória da Unicentro. “O Cedoc dá a mão de obra, faz o trabalho de higienização e de conservação de todos os documentos, e a Prefeitura auxilia no que pode: com material e agora com essa máquina que veio. A seladora de poliéster é um equipamento muito importante, e já era uma reivindicação de muito tempo da Márcia”, comenta o servidor público Júlio Dias, vinculado à Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico de Irati.

“O ganho dessa parceria entre a Unicentro e a administração municipal ainda vai além. Com a seladora de poliéster instalada no Cedoc de Irati, a universidade poderá oferecer o serviço de acondicionamento de fotografias também a outros órgãos e instituições da região”, informa a Assessoria de Comunicação da Unicentro. “Agora que a seladora está aqui, a gente pode oferecer esse serviço para outros municípios, outras instituições que tenham acervo. O ideal é que a gente faça essa conservação, essa preservação para outros acervos, para outros municípios, para que não precisem comprar a máquina, já que a gente pode oferecer o serviço”, salienta a arquivista Márcia Doré.

Texto/Fotos: Assessoria Unicentro

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580