facebook

Sede própria da Casa Lar de Inácio Martins é inaugurada

01/06/2022

Sede própria da Casa Lar de Inácio Martins é inaugurada

Na sexta-feira (20) foi inaugurada a nova sede da Unidade de Acolhimento Casa Lar São José, de Inácio Martins e realizada a entrega do Plano Municipal da Primeira Infância à deputada federal Leandre Dal Ponte.

A nova Casa Lar vai continuar atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, as quais tenham seus pais ou responsáveis temporariamente inabilitados de exercer a função protetiva e educativa.

A secretária de Assistência Social e Habitação de Inácio Martins, Cleusy de Fátima Nascimento, define a construção da sede própria da Casa Lara como uma vitória. “É a realização de um sonho de mais de 14 anos, pois até então a gente estava apenas em residências locadas. É uma instituição voltada para o atendimento de crianças e adolescentes de zero a dezoito anos, para até dez crianças. O funcionamento vai ser ininterrupto, de segunda a segunda, 24 horas por dia”, explica a secretária.

O novo espaço ajudará a garantir os direitos das crianças e adolescentes. “Essa sede tem um diferencial, ela vai conseguir atender ao município com suas particularidades, pois foram pensados espaços para que as crianças que lá estejam e que foram vitimas de algum tipo de negligência ou violência, para que elas possam ter os seus direitos garantidos, principalmente a sua proteção e segurança”, afirma Cleusy.

Ela explica que a construção da sede foi feita com recursos federais destinados ao município, no valor de R$ 300 mil. “A construção só foi possível através da emenda parlamentar da deputada Leandre, a qual teve um olhar bem solícito com o pedido do município de Inácio Martins. O pedido foi em 2018, então aconteceu tudo muito rápido e a previsão para a mudança já é para o fim do mês de maio, para que nós possamos atender às nossas crianças com a máxima qualidade possível”, comemora a secretária.

Plano pela 1ª Infância

Para ajudar a garantir os direitos das crianças, Inácio Martins entregou também na sexta-feira o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), um instrumento político e técnico, que tem o envolvimento de diferentes secretarias e órgãos públicos da administração municipal, Poder Legislativo, Judiciário e sociedade civil.

“O Plano Municipal pela Primeira Infância vem concretizar as ações que já são desenvolvidas pelas políticas públicas e instituições que fazem o atendimento das crianças de zero a seis anos. O plano foi iniciado em 2019 com a formação do comitê para fazer um diagnóstico e avaliar como estava a situação das crianças no município, mas com a pandemia tivemos que dar uma parada, mas já retornamos. Conseguimos protocolar o Plano que se tornou lei municipal, a qual se tornou uma política de governo, onde as crianças de zero a seis anos são prioridade, assim como está bem estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz Cleusy.

Segundo ela, com este Plano, Inácio Martins se coloca à frente de muitos municípios do Estado do Paraná. Na região, por exemplo, apenas Irati e Inácio Martins tem esse plano de acordo com a secretária. “Nós colocamos esse plano para além de atender e concretizar os direitos das crianças, solidificar as propostas do Júnior [Benato, prefeito do município], que uma delas era a elaboração de um plano da primeira infância”, finaliza Cleusy.

Lenon Diego Gauron/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação/PMIM

Comentários

Edição 1416 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580