03/02/2025
Durante o evento comemorativo aos 10 anos do Projeto de Cuidados Continuados Integrados no hospital de Rebouças, o secretário de Estado da Saúde Beto Preto anunciou, no último dia 23, a liberação de R$ 3 milhões para a construção de uma nova ala no Hospital Dona Darcy Vargas. O espaço abrigará uma Unidade de Cuidados Paliativos, que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças graves.
“Nós viemos aqui para sinalizar que queremos a ampliação da unidade, é um projeto que já está rodando na SESA [Secretaria de Estado da Saúde], separamos R$ 3 milhões para isto”, comentou Beto Preto. Ele também enalteceu a importância da ala de Cuidados Continuados do hospital para o Paraná. “Esta unidade, que completa 10 anos neste hospital, que existe desde 1953, é pioneira no que se refere aos cuidados continuados integrados, e agora vem uma ala de cuidados paliativos. O hospital, mesmo antigo, está se reinventando e se colocando à disposição da sua comunidade, e isto é muito importante. Porta de saúde que abre não pode se fechar. Então, eu estou aqui hoje para celebrar com a comunidade os 10 anos desta ala e continuar trabalhando junto”, pontuou o secretário.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
A diretora geral da ala de Cuidados Continuados Integrados do Hospital Darcy Vargas, Magali Camargo, destacou que o setor tem atividades voltadas exclusivamente para pacientes que precisam de reabilitação. “A ala de Cuidados Continuados é voltada especificamente para a reabilitação. Então, às vezes o paciente tem um AVC, um acidente automobilístico. Nós temos pacientes jovens com AVC e vêm com toda aquela debilidade motora. Eles vêm para se reabilitar e o resultado é fantástico porque o nosso atendimento é intensivo. Nós temos uma equipe multiprofissional que faz um atendimento todos os dias e até duas vezes por dia para o paciente”, comentou.
Para o prefeito de Rebouças, Laércio Cipriano, a unidade ajudou o Hospital Dona Darcy Vargas a se manter em funcionamento. “A ACCI ajudou também o Hospital Dona Darcy Vargas a estar de pé hoje atendendo a população. Este é um evento muito importante e tudo o que for de bom para ajudar a melhorar a vida do nosso povo, estaremos juntos com certeza e apoiando cada vez mais”, destacou.
O diretor da 4ª Regional de Saúde, Eugênio Mazepa, enalteceu o fato de a unidade de Cuidados Continuados do Hospital Darcy Vargas ser referência neste tipo de atendimento para todo o Paraná. “Cabe enaltecer a importância da implantação deste serviço não só para a nossa região, mas sim para todo o estado do Paraná, recuperando e reabilitando centenas de pacientes e devolvendo a eles a possibilidade de reintegração à sociedade com qualidade de vida”, frisou.
Atendimento regional
O presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) e prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), destacou que a unidade de Cuidados Continuados de Rebouças representa um grande benefício para a população de toda a região. “Foi um grande benefício que, ao longo destes 10 anos, pode mudar a vida de muitas pessoas e famílias. Foi um projeto piloto implementado aqui, pouquíssimos municípios do Brasil recebem este tipo de atendimento. Além de receber pacientes da nossa região, atende também pessoas de outras localidades. É importante o Hospital Darcy Vargas ter este apoio com os Cuidados Continuados e com toda a equipe disciplinar que faz o acompanhamento para devolver o paciente com a sua autonomia, independência e condições de viver melhor”, afirmou.
Já o prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Muller (PSD), afirmou que moradores do seu município já necessitaram de apoio do hospital. “Já teve pessoas do nosso município de Teixeira Soares que fizeram uso, é uma coisa boa. O Governo do Estado enxerga com bons olhos e melhora aqui para a cidade de Rebouças”, comentou.
Paulo Henrique Sava/Najuá