facebook
28/09/2021

Secretaria estadual de Saúde lança em Irati a 2ª fase do PlanificaSUS

Secretaria estadual de Saúde lança em Irati a 2ª fase do PlanificaSUS

Na quinta-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou, em Irati,  a segunda fase do PlanificaSUS – um projeto por meio da metodologia de Planificação proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

A 4ª Regional de Saúde foi sede do projeto no Paraná e desde 2019 desempenha ações voltadas para a Atenção à Saúde do Idoso, tendo o município de Teixeira Soares como o primeiro a colocar em prática a metodologia, seguido dos outros oito municípios que compõem a regional:  Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças e Rio Azul.

O prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, comenta os resultados obtidos e o fato do Governo do Estado ter decidido expandir o PlanificaSUS para as demais regionais de saúde do Paraná. “Sabemos que organizar é preciso, aceitamos um desafio em 2019 e Teixeira Soares passou a ser uma vitrine em saúde para o estado do Paraná, e agora com o sucesso que foi, o PlanificaSUS está sendo expandido em todo o estado. Hoje, nossa saúde é referência em nível regional e queremos que outros municípios paranaenses possam viver essa experiência”, disse Lula Thomaz.

O projeto iniciado há cerca de dois anos integra agora as equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH). Desde sua implantação na 4ª Regional de Saúde conseguiu identificar de forma mais clara quais são os grupos de risco e assim direcionar as ações para abranger esses grupos. “Desde o primeiro contato que fizemos com o Paraná, foi notável o interesse por parte da Secretaria de Estado em se comprometer e garantir que esse projeto fizesse diferença na Região”, afirmou o coordenador nacional do PlanificaSUS, Marcio Paresque.

“Estes técnicos conhecem as ações que o PlanificaSUS propõe e não houve desistência por parte de nenhum dos municípios. Atualmente o Estado fica bem acima da média nacional com relação às atividades desempenhadas” acrescentou o coordenador, referindo-se aos resultados alcançados nos municípios da 4ª Regional de Saúde.

A presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde CIS/Amcespar, prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck frisou que o projeto representa organização e economia.  “Acredito que para os prefeitos é uma grande alegria, pela organização que nós conseguimos juntos com a Secretaria de Saúde e também pela economia, porque tudo que é bem organizado tem um custo menor, o que se efetiva em um atendimento melhor para as pessoas”, destacou Cleonice.

E todo o sistema de atendimento é integrado, como explica o prefeito de Irati, Jorge Derbli.  “Hoje, estamos lançando a segunda fase do Planifica SUS, é uma ferramenta importante no atendimento básico da saúde, abrange desde o início quando o paciente vai até o posto de saúde até uma consulta especializada”, comentou.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes disse que a segunda fase dos trabalhos do projeto deverá reorganizar os serviços de saúde na perspectiva de garantir qualidade nas ações para todos os paranaenses. “A nova fase vai abranger novas linhas de cuidado como saúde da criança, da mulher e tantos outros gargalos que temos dentro do Sistema Único de Saúde – SUS”, afirmou.

Na avaliação do presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, já na primeira fase do projeto os “números contam por si, eles falam e dão referência de ser o exemplo para o Brasil, não só para região”. Ele cita que com a pandemia, o PlanificaSUS ajudou os municípios a fazer o agendamento dos atendimentos nas unidades de saúde, evitando filas e aglomerações. Tanto que os índices da 4ª Regional de Saúde em relação às contaminações pelo Coronavírus foi o menor dentre todas as 22 regionais do estado.

Para o diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan, o trabalho do PlanificaSUS se mostrou eficiente graças ao envolvimento de todos os profissionais de saúde dos municípios. “Precisamos ressaltar a importância que esse projeto teve para a nossa região. Mobilizamos todas as equipes de Atenção Primária, cada profissional de saúde se comprometeu e mesmo durante o trabalho árduo que enfrentamos na pandemia, o trabalho foi desempenhado com muita vontade e agora o Estado abrangerá as 22 Regionais de Saúde nesta dinâmica”, disse.

Presentes

Também estiveram presentes no evento: a deputada federal Leandre Dal Ponte, os prefeito Celso Kubaski – Imbituva; Leandro Jasinski – Rio Azul; Marcelo Leite – Guamiranga, o vice-prefeito de Mallet, Francisco Makoski, a secretária municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro Emanuelle de Matos, representando o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), Ivoliciano Leonarchik, além de outros prefeitos do Paraná, secretários municipais de Saúde, diretores das Regionais de Saúde e gestores e prestadores de Saúde  de diversas cidades do Paraná.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Letícia Torres/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS