Secretaria de Assistência Social publica livro sobre trabalhos feitos em Irati

Por Redação 2 min de leitura

A Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou um livro que reúne artigos que relatam e debatem experiências realizadas em Irati no campo social.

A obra, que deverá ser lançada anualmente, reúne artigos de profissionais que fazem parte do quadro da Rede de Assistência Social e Direitos Humanos de Irati. Entre os assuntos discutidos estão trabalhos realizados no Cras Lagoa e no Cras da Vila São João, trabalhos realizados com o conhecimento de plantas medicinais, além de debater o papel da escola na ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei. Os artigos ainda abordam os direitos dos idosos, as residências inclusivas para as pessoas com deficiência, e a experiência com o Patronato de Irati.

A obra foi organizada pela secretária de Assistência Social e equipe de gestão, Sybil Dietrich. Para ela, o documento é um exercício cotidiano que se faz presente em cada atividade, desde sua concepção até sua operacionalização. “Pauta hoje a articulação da Secretaria com seus dispositivos e com a rede socioassistencial, razão pela qual tem sido planejada, em parceria com os distintos setores, a oferta de atividades, que leva a equipe a privilegiar a adoção de novas metodologias de trabalho, investindo, para isso, em sua própria formação”, explica.

“A obra procura mostrar os avanços que vem sendo realizados pelos profissionais nos últimos anos, que tiveram coragem de romper com a política do favor, na perspectiva de consolidar a política do direito”, destaca Sybil.

A secretária lembra que a ruptura do favor na busca da consolidação do direito é algo que deve ser construído diariamente, pois ainda há muito se fazer para que a Assistência Social seja garantida de modo a alcançar a todos que dela necessitam na perspectiva da universalização do direito.

Texto: Assessoria PMI