facebook
27/08/2021

São Mateus do Sul receberá o título de Capital Polonesa do Paraná neste sábado

São Mateus do Sul receberá o título de Capital Polonesa do Paraná neste sábado

Neste sábado (28), São Mateus do Sul receberá oficialmente o título de Capital Polonesa do Paraná, durante o II Polskie Smaki, uma festa dessa etnia que acontece na praça central do município. Organizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com o grupo Karolinka e Rotary Club, o evento terá várias atrações, como desfile, almoço com pratos típicos da culinária eslava e apresentações de danças do grupo folclórico polonês Karolinka.

Polskie Smaki significa sabores poloneses, explica a prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, que comenta sobre a programação do evento. “Será na Praça do Mathe, a partir das 10h30, e também teremos um desfile, com carroças, com as comunidades trazendo a sua representatividade da imigração polonesa”, diz.  

Após o desfile haverá o almoço, seguido por apresentações culturais e pelo momento mais esperado do evento, a entrega do título de Capital Polonesa do Paraná à cidade, que deverá ser realizado pela Cônsul da Polônia. O título foi estabelecido pela Lei Estadual 20.655/2021, de autoria do deputado estadual Emerson Bacil, em parceria com o deputado Evandro Araújo.

Para Bacil, que é morador de São Mateus do Sul, o título é merecido “por tudo que o município representa na imigração polonesa no estado do Paraná”.  “Mais de 80% dos moradores são de imigrantes poloneses, e nós mantemos a cultura, a língua”, afirma o deputado, acrescentando que o evento de sábado foi incluído no calendário oficial de festas do estado.

Nesta semana, na quarta-feira (25), Bacil utilizou a tribuna na Assembleia Legislativa do Paraná para falar sobre a lei, agradecer os demais deputados que a aprovaram por unanimidade e convidar a todos para participarem do Polskie Smaki, no sábado.

De acordo com a prefeita Fernanda Sardanha, todo cuidados preventivos, como o distanciamento, serão tomados durante o evento. A rua em frente à praça deverá ser fechada para oferecer mais espaço às pessoas que quiserem participar, evitando aglomerações.

O deputado Bacil transmitirá seu programa de rádio a partir da praça neste sábado. “É com muito orgulho que nós estaremos falando para a população da importância desse título aqui para São Mateus do Sul”, afirma.  O deputado frisa que são mais de 130 anos da vinda dos poloneses para povoar a região e que os costumes, danças, músicas, culinária e arquitetura ainda são preservados em São Mateus do Sul,  com destaque nas comunidades de Água Branca e Colônia Iguaçu. 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

COMENTÁRIOS