facebook
29/08/2021

São Mateus do Sul ganhou o título de Capital Polonesa do Paraná

São Mateus do Sul ganhou o título de Capital Polonesa do Paraná

No último sábado (28), São Mateus do Sul recebeu oficialmente o título de Capital Polonesa do Paraná, durante o II Polskie Smaki, que aconteceu na praça central do município. Organizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com o grupo Karolinka e Rotary Club, o evento teve várias atrações, como desfile, almoço com pratos típicos da culinária eslava e apresentações de danças do grupo folclórico polonês Karolinka.

Após o desfile foi servido o almoço, seguido por apresentações culturais e o momento mais esperado do evento, a entrega do título de Capital Polonesa do Paraná à cidade, realizada pela Vice-cônsul da Polônia. O título foi estabelecido pela Lei Estadual 20.655/2021, de autoria do deputado estadual Emerson Bacil, em parceria com o deputado Evandro Araújo.

A prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, afirma que além do reconhecimento histórico e cultural como capital polonesa do estado, o título contribui com projetos de turismo e cultura que o município possui. “É um título de referência regional, teve pessoas como a professora Ilda, que é historiadora, e o seu José que ajudaram a preencher todos os documentos colocando as características históricas, culturais e religiosas de São Mateus do Sul, muitos elementos foram importantes para garantir este título. Com esse reconhecimento nós trazemos e afirmamos um projeto de turismo para São Mateus do Sul e região”, diz a prefeita.

A partir do título, agosto será o mês polonês no município nos próximos anos.  O evento polonês será anual, com várias atividades na cidade e no interior.

Para Bacil, que é morador de São Mateus do Sul, o título é merecido “por tudo que o município representa na imigração polonesa no estado do Paraná”.  “Mais de 80% dos moradores são de imigrantes poloneses, e nós mantemos a cultura, a língua”, afirma o deputado, acrescentando que o evento de sábado foi incluído no calendário oficial de festas do estado.

“A minha alegria é de oportunizar isso sendo deputado da cidade, em um momento importante e decisivo que é a retomada da economia e da nossa vida, é um presente para a cidade e toda a região. Vai fomentar o turismo como um todo, é um orgulho ser descendente de polonês, estar como deputado de São Mateus e poder compartilhar esse título com todos. A festa Polskie Smaki será no futuro uma das maiores festas polonesas do estado e depois de todo o país”, disse Bacil.

O deputado frisa que são mais de 130 anos da vinda dos poloneses para povoar a região e que os costumes, danças, músicas, culinária e arquitetura ainda são preservados em São Mateus do Sul, com destaque nas comunidades de Água Branca e Colônia Iguaçu.

O vice-prefeito, Adão Staniszewski , sente-se orgulhoso por fazer parte deste momento e ser desta etnia. “Hoje é uma data muito especial para São Mateus do Sul, recebendo este título, é uma data que ficará marcada para sempre. Eu sou polonês também, estamos muito felizes, teve cavaleiros, carroças, com todo o pessoal animado, a festa é diferente, todo mundo usando máscara, mas a alegria é muito grande”, disse o vice, ao ressaltar que foram mantidos todos os cuidados em relação à prevenção à Covid-19.

A prefeita convida as pessoas para que visitem a Rua do Mathe, conheçam e fotografem a obra de arte que foi feita em homenagem à cultura polonesa e também apreciem a feira gastronômica. “Na rua coberta tem a feira gastronômica, seguindo todos os cuidados, tem também uma pintura que foi feita por uma artista daqui, que retrata a cultura polonesa, quem passar por São Mateus do Sul está convidado para chegar e conhecer e tirar uma linda foto neste local”, finaliza Fernanda.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuki/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS