16/10/2023
São Mateus do Sul decretou estado de emergência por conta das chuvas que atingem a região e o estado desde a última semana. No município, as chuvas provocaram enchente no Rio Iguaçu e afluentes.
O decreto nº 107/2023 foi assinado pela prefeita Fernanda Sardanha no último sábado (14). De acordo com o documento, o acúmulo de chuvas no município, que desde o dia 1º de outubro atingiu 351,2 mm, afetou o nível do Rio Iguaçu, que passa dentro da cidade.
No Paraná, 13 municípios já decretaram situação de emergência. Com os decretos, os municípios podem solicitar ao Estado a realocação de famílias desabrigadas a hotéis e pousadas. A medida visa atender prioritariamente gestantes, crianças, idosos, acamados, deficientes físicos e demais vulneráveis. Os municípios também têm direito a linhas de crédito emergenciais para ajudar na recuperação dos estragos e à moratória de até 12 meses nos pagamentos dos financiamentos.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Desde as primeiras tempestades que atingiram o Estado, no início de outubro, 57 mil pessoas de 74 municípios foram afetadas pelas chuvas, alagamentos e vendavais, de acordo com o relatório da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil divulgado na manhã desta segunda-feira. Ao todo, 6,8 mil casas foram danificadas e 829 pessoas estão desabrigadas.
Cidades em situação de emergência no Paraná
Com os decretos referentes a São Mateus do Sul, Ivaiporã, Santa Izabel do Oeste e Jardim Alegre, agora são 13 cidades em situação de emergência. Anteriormente, Paula Frontin, União da Vitória, Pitanga, Rio Negro, Paula Freitas, Pinhão, Cascavel, Mangueirinha e São Jorge do Oeste também tiveram as situações de emergência homologadas.
Da redação/ Hoje Centro Sul
Foto: Willian Kuchinski