São Mateus do Sul e Irati homenageiam a Imigração Polonesa

Por Redação 3 min de leitura

O Paraná comemora neste ano 150 anos da Imigração Polonesa. Irati preparou várias atividades culturais para celebrar a data. São Mateus do Sul foi reconhecida como a Capital Polonesa do Estado e tem programação para comemorar a conquista

Irati e São Mateus do Sul realizam concursos culturais em agosto, mês em que é comemorado o Dia da Padroeira da Polônia – Nossa Senhora de Częstochowa.  Trata-se de iniciativas de valorização da cultura polonesa e dos imigrantes que foram responsáveis por grande parte da formação desses municípios. “Essa comemoração é para marcar a nossa história, nós respiramos a cultura polonesa aqui, faz parte da nossa identidade”, comenta diretora do departamento de Cultura de São Mateus do Sul, Mônica Zampier.

Este ano, São Mateus do Sul foi reconhecida por lei como a Capital Polonesa do estado do Paraná. Cerca de 80% da população é formada por descendentes desta etnia. “Já faz algum tempo que estávamos lutando pela conquista desta lei, de São Mateus ser a Capital Polonesa. Sabemos que quem levantou e formou a cidade, construiu igrejas e escolas foram os poloneses”, explica Mônica.

Os poloneses influenciaram na educação, agricultura, culinária, religião, arquitetura, língua, costumes e tantas outras áreas. Para retratar os traços culturais ainda presentes no município, a Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul lançou primeiro concurso de fotografias “Polônia em Samas”.

“Queremos envolver toda a comunidade, hoje quase todo mundo tem celular e pode participar. As fotos podem ser de qualquer coisa ligada à cultura polonesa em São Mateus, seja na arquitetura, culinária, trajes, religiosidade e tudo o que estiver relacionado à Polônia no município”, comenta a diretora do departamento de Cultura.

No dia 28 deste mês (sábado), ocorrerá o II Polskie Smaki, na praça central do município, o evento será o dia todo, com início às 9h. A organização é da Prefeitura Municipal, em parceria com o grupo Karolinka e Rotary Club.  Na ocasião, serão divulgados os vencedores do concurso “Polônia em Samas”.

Em Irati, instituições ligadas à cultura estão realizando atividades para marcar os 150 anos da vinda dos imigrantes poloneses ao Paraná.  A Representação da Comunidade Polonesa no Brasil (Braspol de Irati); o Núcleo de Estudos Eslavos (NEES) da Unicentro;  e a Academia de Letras, Artes e Ciências (Alacs) realizam o “Concurso Literário de Poesias e Crônicas: 150 anos da Imigração Polonesa no Paraná”.

“O concurso visa recuperar histórias do povo polonês, assuntos relacionados à Polônia, imigração e situações vivenciadas pelos descendentes, valorizando a influência presente até os dias atuais”, explica a coordenadora do projeto, Nelsi Antonia Pabis.

Ela destaca a importância do registro. “A gente pede para que as pessoas escrevam seus textos, porque muitas vezes há histórias na família para contar, mas falta um espaço, uma oportunidade, então, este é o momento para as pessoas deixarem registradas as suas histórias”, afirma.

Comemorações – São Mateus do Sul

As inscrições para o concurso de fotografias “Polônia em Samas” encerram nesta sexta-feira (20). No site da Prefeitura de São Mateus do Sul há um formulário para inscrições e um espaço para enviar as fotografias.

Mônica Zampier explica que o concurso é destinado &agr