São Mateus do Sul adquire nova área para criação de condomínio industrial
São Mateus do Sul adquiriu um novo espaço onde será instalado o Condomínio Industrial do município. A área de 20 alqueires está localizada ao lado da BR 151, a cinco quilômetros de distância do centro da cidade, na comunidade da Água Suja.
Recentemente a prefeita Fernanda Sardanha, o vice-prefeito Adão Staniszewski e o secretário municipal de Indústria e Comércio Carlos Roberto Chaves visitaram o local e comentaram como está o andamento do projeto.
“É um sonho que foi concretizado agora em janeiro e foi pago 3 milhões de reais [pela área]. Em torno de 150 mil o alqueire, devidamente realizado todo o processo licitatório e jurídico para que essa área fosse adquirida”, comenta a prefeita Fernanda.
A área foi escolhida por meio de uma chamada pública para a oferta de áreas compatíveis com as necessidades de desenvolvimento industrial de São Mateus do Sul. Segundo Fernanda, o terreno adquirido foi “a única área que atendia a todos os critérios e necessidades para a instalação de uma área industrial”.
O secretário de Indústria e Comércio relata que a área industrial não será voltada apenas para empresas, mas também para estudos e pesquisas. “Estamos alocando espaço aqui para institutos federais, centros de pesquisa e incubadoras tecnológicas. Todo esse projeto vem sendo executado durante a aquisição desta área”, diz Carlos Roberto. Dos 20 alqueires, em torno de 17 serão destinados à instalação de empresas e os outros três alqueires para as demais finalidades.
O secretário explica que levará cerca de um ano para que o projeto de utilização da área seja concluído, com os licenciamentos ambientais necessários. Um pedido de estudo ambiental já foi feito pelo Município ao Instituto Água e Terra (IAT) para, posteriormente, ser instalada a área industrial.
Carlos Roberto destaca que todos os cuidados estão sendo tomados para que não haja nenhum tipo de prejuízo aos vizinhos do terreno, especialmente para evitar impactos ambientais com a chegada das empresas.
Infraestrutura
Outra questão que está sendo planejada é a infraestrutura no local, visando atender tanto empresas do município quanto novas indústrias – esforços estão sendo feitos para a viabilização destas.
O Condomínio Industrial, além de oferecer instalações adequadas de energia, água e esgoto às empresas, também deverá ter pavimentação e outras benfeitorias. A prefeita Fernanda Sardanha tem buscado recursos para a pavimentação de ruas. E, para isto, ela conta com o apoio do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e do deputado estadual Alexandre Curi.
Além da pavimentação, o projeto da área industrial que está sendo elaborado prevê a criação de uma trincheira, ou passagem em desnível, para dar acesso seguro à área.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Fotos: Divulgação/Assessoria PMSMS

