02/01/2025
Da Redação/Hoje Centro Sul
Neste final de 2024, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, deu uma excelente notícia para a região Centro Sul: o governo do Estado autorizou a continuidade projeto do aeroporto regional, a ser construído em Fernandes Pinheiro, um investimento de mais de R$ 30 milhões.
A solicitação para a construção do aeródromo foi levada ao Governo do Estado pela Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), através do Conselho de Desenvolvimento (Conder). Na semana passada, o presidente da Amcespar e do Conder, prefeito de Irati Jorge Derbli, e a presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Amcespar), prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, estiveram reunidos com Sandro Alex para dar encaminhamento ao projeto.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, o aeródromo será um importante instrumento para o desenvolvimento econômico da região Centro Sul e também para a melhoria dos serviços de saúde, os serviços aeromédicos. Ele destaca que este investimento irá se somar às duplicações das rodovias e demais inciativas de incremento de infraestrutura para atendimento da região. Sandro Alex cita ainda, que a autorização do governador para dar continuidade ao projeto de construção do aeródromo regional é “uma demanda, um trabalho de todos os prefeitos, em especial a Cleonice e o Derbli, que é o presidente do Conder, e que nós iremos tocar em 2025, com os novos prefeitos e com os prefeitos reeleitos”.
Ele enfatiza os benefícios para a população dos municípios do Centro Sul com a confirmação desta obra. “Acredito que é um ganho gigante para a região ter um aeroporto, atendendo a iniciativa privada, o setor produtivo, o agronegócio. Atendendo as indústrias e também as famílias, através da UTI aérea”, afirmou Sandro Alex.
O secretário de Infraestrutura e Logística frisa que, com a execução desta obra, toda a região será contemplada e comenta as futuras etapas do projeto. “Estaremos ao longo do próximo ano discutindo com as lideranças a finalização do projeto, para que o governador Ratinho Júnior esteja com toda a região, através da Amcepar, demonstrando projetos, potencialidades, e investindo também nesta ferramenta importante que é o aeroporto regional”, finalizou Sandro Alex.
Área para o aeroporto
A área onde ocorrerá a construção do aeródromo foi doada pela família Kasprzak em outubro de 2023 para a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) que, através do Consórcio para o Desenvolvimento Regional (Conder), tem atuado em prol do projeto. Trata-se de uma área de 12 alqueires, localizada em Fernandes Pinheiro, onde já existe uma pista de pouso não pavimentada.
Marco para o desenvolvimento regional
O presidente do Conder, Jorge Derbli, acredita que o aeródromo será um marco para o desenvolvimento regional. “Através desse aeroporto, nós vamos crescer muito, toda a região, todos os municípios, e muitas grandes empresas virão se instalar em Irati por ter esse aeroporto, por ter onde os empresários virem aqui, por questão de tempo de locomoção”, disse.
A presidente do CIS Amcespar, Cleonice Schuck agradece a todos apoiaram a proposta. “Só tenho a agradecer aos prefeitos que confiram, que acreditaram, que sonharam junto comigo, ao deputado Alexandre Curi, que sempre me passou a certeza desta conquista, ao deputado Sandro Alex, que foi o esteio da conquista deste aeroporto regional e que conseguiram, juntos, sensibilizar o nosso governador. Muito obrigada Ratinho Júnior, por olhar para a nossa região e trazer com certeza este que será um marco do desenvolvimento da região da Amcespar”, disse Cleonice.
Ela também agradece a família Kasprzak, que doou a área para a obra e conta que o aeródromo deverá se chamar Aeroporto Regional Wadislau Kasprzak, em homenagem ao grande defensor do projeto e patriarca da família Kasprzak, que faleceu recentemente.