Saiba como prevenir incêndios residenciais

Por Redação 3 min de leitura

Técnico em segurança dá dicas sobre prevenção de incêndio

Além disso, é preciso cuidar da localização onde os equipamentos eletrônicos estão. “Nunca se deve juntar materiais elétricos e cortina. Não existe um local Regularmente vemos nos noticiários diversas tragédias causadas por incêndios. As tragédias não atingem somente comércios ou indústrias, mas também residências, que muitas vezes não se encontram protegidas. O técnico em segurança, Antônio Carlos Gomes, destaca que as pessoas precisam estar atentas à prevenção a incêndios. “Tudo começa pela prevenção, tanto em residência, comércio ou indústria”, disse.

Ele ressalta que para uma boa proteção é necessário que os equipamentos estejam todos em ordem e funcionando, além de uma manutenção dos equipamentos.

Botijão de gás

Nas residências, os moradores precisam estar atentos a alguns itens que podem trazer problemas se não tiverem a manutenção correta, como o botijão de gás. “O primeiro cuidado começa na compra: você escolher uma boa marca, uma firma idônea. Quando comprar um botijão de gás, pedir para o funcionário instalar e testar com espuma, jamais com isqueiro”, explica.

Além disso, também é necessário que haja a troca de alguns itens. “As mangueiras e o regulador não são pra vida toda. As mangueiras são no máximo a cada seis meses, regulador a cada dois anos”, relata.

Outro cuidado a se ter é quando o gás termina. “Nunca deite o botijão de gás, porque o que sobrou ali é o óleo usado para dar cheiro no gás. Ele vai aumentar muito a pressão, vai entupir o encanamento, vai sujar panelas e vai se tornar muito perigoso”, detalha.

Ele ainda explica que o botijão de gás não explode. “O que explode é o liquinho, por causa da falta da válvula de segurança e do gás que vaza”, relata.

Chuveiro

O chuveiro é outro item que poucos realizam manutenção. De acordo com Antônio Carlos, esse é o período ideal para a manutenção. “Como estamos quase começando o inverno é a hora H de fazer a manutenção do chuveiro. Se não souber, chame pessoas especializadas”, sugere.

Para fazer a manutenção é preciso que se desligue a energia elétrica. “Tire a tampa do chuveiro, dá uma limpada com uma escova, desentope os furinhos com uma agulha por dentro e troque a resistência. Você vai observar tipo um cal, esse cal são resíduos da água e o chuveiro além de gastar mais, se torna barulhento e perigoso. Então troque a resistência antes de começar”, explica.

Computador

Com o avanço da tecnologia, muitas residências tem tido mais equipamentos eletrônicos. O técnico em segurança observa que as pessoas precisam ficar atentas aos computadores. “Os computadores hoje são mais finos. Se ficar 8 horas ligado, o computador, mesmo com a ventoinha, ele esquenta muito”, destaca.

que não pegue fogo”, disse.

Veículos

O técnico ainda aconselha que os veículos tenham seguro, já que a estrutura dos veículos tem mudado ao longo do tempo. “Hoje como a indústria tem que produzir muitos ve&ia