Sábado será Dia “D” da Campanha de Multivacinação em Irati
A Campanha de Multivacinação vai até o próximo dia 22, e neste sábado (16) acontecerá o Dia “D” para atualização das cadernetas de vacinação.
O público alvo são as crianças de zero a nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos.
Todas as vacinas do calendário básico estão disponíveis nas seguintes salas de vacina: Rio Bonito, Adhmar Vieira de Araújo, Vila São João, Engenheiro Gutierrez, Riozinho, Lagoa, Guamirim, Pirapó, Pinho de Baixo, Gonçalves Júnior, Palmital, Itapará e Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento será no horário normal de funcionamento das unidades. Mais informações pelo telefone 3907 3065.
Campanha
A campanha também se estende a todo o estado do Paraná, com o objetivo de regularizar a imunização da população. “As vacinas são umas das principais formas de prevenção de diversas doenças. Esta campanha é uma importante ferramenta para manter a carteira de vacinação atualizada e garantir a proteção necessária para que nossas crianças e jovens cresçam saudáveis”, afirma o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
A orientação é que os pais levem a carteirinha de vacinação e um documento oficial da criança, para que os profissionais possam verificar quais as doses que faltam. “Porém mesmo sem a carteira, as vacinas necessárias serão aplicadas de acordo com a faixa etária”, explica o chefe do Centro estadual de Epidemiologia, João Luís Crivellaro.
Em caso de doenças febris graves é recomendado adiar a vacinação até a melhora do quadro. O uso de alguns tipos de medicamentos também exige o adiamento da aplicação das vacinas e deve ser informado ao profissional da unidade. Com exceção da febre amarela e da tríplice viral, as vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.
Confira as vacinas que fazem parte da campanha
Crianças:
BCG (tuberculose);
Hepatite B;
Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas);
VIP (poliomelite injetável);
VOPb (poliomielite oral);
Rotavírus humano;
Pneumocócica 10 valente (meningite, pneumonia, otite, sinusite e outras doenças bacterianas);
Meningocócica C conjugada (meningite);
Febre amarela;
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada);
DTP (difteria, tétano e coqueluche);
Hepatite A;
Varicela;
Adolescentes:
Hepatite B;
Febre amarela;
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
dT (difteria e tétano);
dTp acelular (difteria, tétano e coqueluche);
Meningocócica C conjugada (meningite);
HPV (papiloma vírus humano).
Texto: Assessoria PMI e Agência Estadual de Notícias
Foto: Divulgação

